domingo, 11 de novembro de 2012

Morte súbita mata 3.800 pessoas no Pará

Cardiologistas de todo o Brasil se mobilizaram para chamar atenção do público sobre as ocorrências das arritmias cardíacas e da morte súbita

Morte súbita

Na sexta-feira, cardiologistas de todo o Brasil se mobilizaram para chamar atenção do público sobre as ocorrências das arritmias cardíacas e da morte súbita. É a Campanha Nacional de Prevenção da Morte Súbita, intitulada “Coração na Batida Certa”. Em Belém, a ação foi coordenada pelos médicos Wesley Melo e Kleber Ponzi, com realização da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).
“No Estado do Pará, temos algo em torno de 3.800 casos de morte súbita ao ano, 3.400 por arritmia”, informa o cardiologista Wesley Melo.

Segundo ele, algumas arritmias podem ser congênitas, outras estão ligadas ao uso de medicamentos. “A pessoa pode sentir palpitações, cansaço excessivo ao fazer esforço e vir a sofrer desmaios. Mas também há casos em que não há sintoma algum”.

ARRITMIA
Pesquisa realizada pela Sobrac em todo o Brasil aponta a ocorrência de 21 mil casos por ano de arritmias cardíacas e, em 90% dos casos, ocorreram mortes súbitas. O cardiologista alerta para a importância dos check-ups regulares, principalmente entre as pessoas que já apresentam algum problema cardíaco.

“Quem vai iniciar qualquer programa de atividade física deve ir ao médico antes. É uma forma de evitar problemas, já que não é incomum presenciar casos de morte súbita durante a prática de esportes”.
As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam irregularidade no ritmo das batidas do coração, que pode acelerar (taquicardia) ou bater mais devagar que o normal (bradicardia). Ou, ainda, apresentar ambas as irregularidades.

ATIVIDADES
Na sexta-feira, aconteceram atividades educativas no Parque Shopping, para alertar sobre a prevenção e também para a importância do Desfibrilador Externo Automático (DEA), equipamento que deve estar presente em locais de grande circulação de pessoas.

“Embora o uso do desfibrilador seja simples (o equipamento é autoexplicativo), ele só é recomendado para pessoas treinadas. Um leigo que presencie um desmaio deve, antes de mais nada, ligar para o 192 (Samu), ou pedir que alguém telefone. Caso perceba que a vítima está sem pulso ou não respira, deve executar a massagem cardíaca”, explica Wesley Melo.

À noite, no Hotel Sagres, a Jornada de Atualização em Arritmias Cardíacas com apresentações breves e concisas sobre questionamentos atuais em arritmias cardíacas complementadas por casos clínicos.

Foto e Fonte: Agência Pará.  Postador:  Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...