sábado, 24 de novembro de 2012

Agropecuaristas do Pará terão linha de crédito para produção sustentável

Secretário de Estado de Agricultura Hildegardo Nunes
Agricultores e pecuaristas do Pará agora terão incentivos para uma produção sustentável a partir de tecnologias focadas na baixa emissão de carbono e gases do efeito estufa, através do Programa Estadual Agricultura de Baixo Carbono, lançado pela Sagri (Secretaria de Estado de Agricultura) na tarde desta quarta-feira (21), durante o 38º Encontro Ruralista, que acontece em Belém, na sede da Faepa (Federação Paraense de Pecuária do Pará).

O Programa ABC, promovido pelo Ministério da Agricultura, do Governo Federal, é uma linha de crédito rural que, por meio de tecnologias de produção rural, visa diminuir a distribuição de gases do efeito estufa no meio ambiente.

Para isso, agropecuaristas de todo o Brasil terão crédito disponível para investir em tecnologias que aumentem a produção de maneira ecologicamente correta. O plano será executado a partir de 2013 e deve durar até 2020. Para a safra 2013/2015, o investimento será de R$ 3,4 bilhões em todo o país.

No Pará, o crédito é disponibilizado pelo Banco do Brasil e Banco da Amazônia. Para adquiri-lo, os produtores com cadastramento rural terão que apresentar projetos de financiamento que estejam contemplados nas seguintes linhas de crédito: recuperação de pastagens degradadas, implantação de sistemas orgânicos de produção agropecuária, implantação de manejo florestal sustentável, implantação dos sistemas de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta, implantação e melhoramento de sistema de Plantio Direto na Palha, entre outros.

O Secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, fez o lançamento do plano no Pará e afirmou que com a aplicação de tecnologias sustentáveis, produtores, Estado e meio ambiente serão beneficiados.

De acordo com o Hildegardo Nunes, há a necessidade da modernização da produção rural e o Programa ABC é um incentivo para que isso aconteça. 'O programa traz um instrumento de crédito para que o agricultor possa adotar esse tipo de tecnologia sustentável e cabe à Sagri incentivar, orientar e ser parceira do produtor na superação dos obstáculos que naturalmente devem surgir', comentou.

Foto e Fonte: Portal ORM. Postador:  Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...