segunda-feira, 3 de setembro de 2012

TUCUMÃ-PA 
VERSÃO/SINTEPP


POLÍCIA É PARA QUEM PRECISA DE POLÍCIA

Alunos que devido o ocorrido desmaiarão
O SINTEPP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará manifestou seu repúdio à ação truculenta e arbitrária empreendida pela PM - Polícia Militar do Estado e pelo DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito, que no dia 27 de agosto, por volta das 20 h, sitiaram a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Geraldo Ângelo Pereira, única instituição de educação pública de ensino médio na cidade de Tucumã, que atualmente conta com aproximadamente 40 mil habitantes; que atende uma grande demanda, inclusive com alunos oriundos da zona rural e de bairros distantes -em uma operação de fiscalização e apreensão de motos dos alunos, com o suposto argumento de que estes veículos estariam estacionados de forma irregular, o que prontamente rebatemos, pois estes veículos sempre ficam estacionados em uma área na avenida a frente da escola e não em calçadas como chegou a ser noticiado em um jornal da capital; mesmo porque não há calçadas em frente à instituição de ensino. 

Na verdade irregular foi a atitude tomada por estes órgãos públicos de apreender veículos sem ao menos notificar seus proprietários, alunos da escola que quando souberam o que estava acontecendo no estacionamento foram questionar a “legalidade” de tal ação e receberam como resposta dos policiais, voz de prisão, o que acabou por desencadear um confronto entre agentes públicos e estudantes (vale lembrar que todos estavam uniformizados, já que é norma da escola) com os policiais usando de armas como: balas de borrachas, cassetetes, spray de pimenta e em dados momentos pistolas em punho.

Mesmo acuados, nossos alunos não se intimidaram e em grande número promoveram alguns danos a viatura do DETRAN, bem como a um caminhão guincho de uma empresa privada que presta serviços ao estado, o que denota o interesse por parte do governo de organizar o trânsito em nossa cidade e região, haja visto as condições inexistentes de infraestrutura, o que acaba por resultar em assaltos quase que diários aos ônibus de transporte de passageiros na região sul e sudeste do estado, já que tais órgãos não fiscalizam as estradas sobretudo nos horários da noite.

A foto mostra a ação da PM para controlar os ânimos
O resultado desta desastrosa ação foi vários professores, inclusive a diretora da escola que tentavam mediar a situação agredidos com spray de pimenta, alunos ensangüentados face aos embates com a polícia, alunas gestantes desmaiando devido as fortes cenas que presenciavam, aulas mais uma vez interrompidas já que tais ações tem se tornado freqüentes, uma vez que o DETRAN se instalou na cidade desde de 2010, um aluno detido como marginal quando fazia uso do seu direito constitucional de estudar, além de duas alunas internadas em uma unidade hospitalar, tendo uma inclusive sendo vítima de forte pancada na cabeça o que deixou-a com dificuldade de lembrar o que havia acontecido, passando mais de 48 horas nestas condições.
Viaturas que foram danificadas no evento

 
Ocorrido tudo isso, cabe-nos fazermos aqui alguns questionamentos: Que Estado é este onde profissionais da educação ficam impedidos de exercer suas atividades? Que Estado é este onde alunos são interrompidos em seus estudos e tratados como marginais? Que Estado é este que não cumpre com suas responsabilidades legais, mas tende a cobrar dos cidadãos que cumpram com suas obrigações? 

Será que é desta maneira que o Estado pensa em melhorar o IDEB de nossas escolas? Cadê a disponibilização de transportes para que os alunos venham para a escola? Ora, a edificação de uma sociedade justa, digna e humanizada, pressupõe uma via de mão dupla, em que os cidadãos cumpram com seus deveres, pagando o IPVA, por exemplo, e que o estado nos disponibilize nossos direitos elencados no artigo 6º da Constituição Federal e ratificada em nossa Congênere estadual.

Coordenação do SINTEPP, Subsede de Tucuma.

Foto das viaturas: Manancial de Carajás. Demais fotos: Jornal Regional/Tucumã.
Postador:  Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...