quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Adesão do Pará: 189 anos de união à Independência do Brasil


Mesmo fazendo parte da história, muitas pessoas não sabem o motivo exato deste feriado estadual. Conheça!

Adesão do Pará: 189 anos de união à Independência do Brasil

Imagem: Portal Ufpa Santarém - Nesta terça-feira, 15 de agosto, o Pará completa 189 anos de Adesão à Independência do Brasil. Mesmo fazendo parte da história, muitas pessoas não sabem o motivo exato deste feriado estadual.

A equipe de reportagem da TV TAPAJÓS foi até uma escola estadual de Santarém conversar sobre o assunto, mas até mesmo os estudantes parecem ter esquecido as aula de história. “É a fundação do Pará, não é? Porque eu não sei muito bem sobre isso”, afirma o estudande.

A independência do Brasil foi proclamada em 1822, mas só cerca de um ano depois é que aconteceu a adesão do Pará, em 15 de agosto de 1823. “Muitas províncias não aceitavam se separar de Portugal, principalmente aquelas províncias que tinham um grande contingente populacional Português. Eles preferiam se manter ligados a Portugal. Entre essas províncias, nós temos a Bahia, o Pará. E o Pará vai ser uma das últimas a aderir à Independência do Brasil”, explica a historiadora Lourdes Kameyama.

De acordo com a historiadora, Dom Pedro usou um blefe para garantir adesão do Pará. “Ele mandou um emissário dizer que as tropas que estavam se aproximando do Pará eram numerosas, muito bem armadas para combater os Portugueses e foi com esse engano que os Portugueses aceitaram reconhecer Dom Pedro como Imperador do Brasil e reconhecer o Brasil como independente”, afirma.

A historiadora finaliza aconselhando os estudantes a não encararem a história como uma simples disciplina decorativa. “A história é vida, é a história do nosso país, do nosso estado, ela é muito importante ser conhecida porque ninguém defende o que não se conhece”, finaliza.


Foto e Fonte:  No Tapajós.  Postador:  manancial de Carajás Com informações de Jefferson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...