quinta-feira, 14 de junho de 2012


Vacina contra paralisia infantil começa neste sábado (16)

O objetivo da campanha é vacinar 700 mil crianças de até cinco anos. Mesmo quem ja foi imunizado deve procurar os postos neste sábado

Neste sábado (16) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite que pretende  vacinar 770 mil crianças menores de cinco anos de idade no Pará. No sábado, considerado o Dia D de vacinação, além de postos de saúde, unidades de vacinação serão instaladas em shoppings, supermercados, centros comunitários, templos, igrejas e praças.

A vacinação acontece até o dia 6 de julho nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos de atendimento do programa Saúde da Família de segunda a sexta. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que ação faz parte do esforço naiconal para a consolidação da erradicação do vírus no país e a recomendação do Ministério da Saúde é de que 45% da meta dos estados seja alcançada já no primeiro dia da Campanha.

No Pará, 773.517 crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias receberão uma única dose da vacina oral, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. As únicas contra-indicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarréia.

Ao todo, 1 milhão de doses estão sendo disponibilizadas às secretarias municipais de saúde. A campanha deve mobilizar cerca de quatro mil profissionais em postos instalados em todos os municípios paraenses.

Sinais da poliomielite
Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais. A paralisia irreversível geralmente acomete uma em cada 200 infecções. Desses, de 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados. Não há tratamento para a poliomielite. A melhor forma de prevenção é a vacina.

A doença
Poliomelite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo, se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente crianças pequenas.

Postador:  manancial de carajás


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...