terça-feira, 5 de junho de 2012

Em 20 anos Pará pode ter 60 mil novos casos de hanseníase

Doença pode atingir todas as faixas etárias, tem cura e tratamento é feito com medicação via oral


Manchas na pele causadas pela hanseníase

Ainda hoje, o controle da hanseníase é um desafio para o sistema de saúde. Com o Projeto “Caracterização Molecular de Cepas de M. leprae de pacientes e comunicantes de Hanseníase: correlação com aspectos clínicos, comprometimento neural e resistência medicamentosa”, os profissionais do Laboratório de Dermato-Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará realizaram pesquisa de campo em oito municípios do Estado, para identificar áreas de maior concentração da doença e analisar como está sendo feito o seu controle e tratamento.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo micro-organismo Mycobacterium leprae. Sua transmissão ocorre quando há contato direto com doentes sem tratamento, que eliminam os bacilos por meio do aparelho respiratório, pelas secreções nasais e gotículas da fala, pela tosse e pelo espirro. 

No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão. Nem toda pessoa exposta ao bacilo desenvolve a doença, acredita-se que isso se deva a múltiplos fatores, incluindo a genética individual.

Seus principais sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao toque; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular. 

A doença pode atingir todas as faixas etárias e tem cura. O tratamento é feito com medicação via oral, gratuitamente, nas unidades de saúde.

Foto e Fonte:  Ascom UFPA   Postador:  manancial de carajas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...