sexta-feira, 2 de março de 2012

Psicultura se tornou um dos principais meios de geração de renda em Conceição do Araguaia

 

A conclusão da segunda despesca de pirarucu criado em cativeiro, que aconteceu no último sábado, dia 25, na Fazenda Marajó Pará, distante 33 quilômetros do perímetro urbano de Conceição do Araguaia, foi uma demonstração de que o município caminha a passos largos para se firmar como o maior produtor de pescado através da piscicultura no estado do Pará. 

Os mais de 8 mil quilos de pirarucu extraídos dos tanques da propriedade vão abastecer parte do mercado nacional e também serão comercializados em outros países, através do frigorífico ‘Mar & Terra’, um dos maiores da América Latina, com sua matriz no estado do Mato Grosso do Sul.  

A propriedade pertence ao presidente da Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (Aquicon), Júnior Queiroz, que há 4 anos iniciou a atividade criando outras espécies e há 2 anos e meio passou a criar pirarucu em um dos 7 tanques da área. Júnior produz 30 toneladas por ano e sua meta é alcançar as 80 toneladas em 2013.
- A piscicultura se tornou um dos principais meios de geração de renda em Conceição do Araguaia e isso deve-se aos pioneiros; à vinda do engenheiro de pesca da emater (Tiago Catuxo); à criaçao da AQUICON; ao projeto do desenvolvimento da piscicultura realizado pelo SEBRAE no município, e à dedicação do gesto regional Marco Aurélio- ressaltou Júnior Queiroz. 

A despesca foi acompanhada pela vereadora Evanilza Marinho; a coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do SEBRAE, Newman Costa, que veio à Conceição do Araguaia junto com o coordenador da UNAB (Unidade de Agrobionegocios do SEBRAE/PA), Carlos Lisbia; Francisco Marcelino gerente regional do SEBRAE; Marco Aurélio, gestor do programa de aquicultura do SEBRAE na região do Araguaia, além dos gerentes e gestores de projetos do SEBRAE de outras cidades.  

A comitiva esteve no município a convite do presidente da Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (Aquicon), Júnior Queiroz, que aproveitou para apresentar outros projetos desenvolvidos pela AQUICON e apoiado pelo SEBRAE e EMATER.   

A Coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do SEBRAE deixou evidente seu entusiasmo com o nível e a qualidade do projeto de produção do pescado no município, além da assistência e orientações oferecidas pelo SEBRAE, ela atribuíu os resultados alcançados ao compromisso ambiental, dedicação e credibilidade dos aquicultores de Conceição do Araguaia. 

- O trabalho é sério e está no rumo certo. Dá para perceber que ninguém está brincando de criar peixe. Os produtores são unidos, conectados com as inovações e acompanham a evolução do mercado – destacou Newman. 
De acordo com Marco Aurélio, gestor da região do Araguaia, a criação do projeto possibilitou a aproximação dos novos piscicultores com os pioneiros e a troca de conhecimento foi a chave de integração. 

- Os piscicultores tiveram acesso aos conhecimentos que apenas um pequeno grupo possuía e isso está refletindo na maior produção do sul do Pará – comentou Marco Aurélio.

Foto e Fonte:   Dinho Santos    Postador:   manancial de carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...