sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pará vai ganhar nova rodovia em breve


Pará vai ganhar nova rodovia em breve (Foto: Reprodução Diário do Pará)
(Foto: Reprodução Diário do Pará)

Até o fim do mês de janeiro, o Pará deve incluir em sua malha viária mais uma rodovia que foi totalmente construída e será entregue à população pavimentada e sinalizada. Além de ser uma importante obra da engenharia paraense, possibilitará trânsito seguro e rápido entre a Região Metropolitana de Belém (RMB) e os municípios de Acará, Bujaru, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, entre outros do nordeste do Estado.

A rodovia denominada Perna Sul está em fase final de acabamento depois que recebeu terraplenagem e pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). “Aplicamos o melhor pavimento que existe no mercado hoje”, ressaltou o engenheiro Osmar Sampaio, responsável pela fiscalização da obra pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran).

“Neste momento estamos concluindo a sinalização vertical e horizontal, a parte de jardinagem no início e final da rodovia, onde existe uma espécie de rotatória em cada extremidade para que o fluxo de veículos não seja interrompido quando o usuário mudar de rodovia e também construindo o meio-fio”, explicou o titular da Setran, Francisco Melo (Chicão), que esteve ontem percorrendo a Perna Sul, acompanhado de engenheiros da Secretaria e da Empresa Delta Engenharia, executora da obra.

A empresa já aplicou pavimento de um extremo a outro da rodovia e agora faz pequenos ajustes, como na cabeça da ponte de concreto construída sobre o rio Itapecuru, que vai substituir uma antiga ponte de madeira e vai possibilitar a navegação em todos os períodos do ano.

A construção da Perna Sul custou, ao tesouro do Estado, R$ 46,5 mi, recursos que estavam previstos em um empréstimo feito junto ao BID, mas que foi perdido porque o governo anterior não cumpriu o cronograma físico financeiro causando assim um enorme prejuízo ao Pará.

O contrato da Perna Sul do BID com o Pará foi encerrado e o Tesouro estadual teve que arcar com todo valor da obra. Por causa do grave erro dos antigos gestores, o Estado ainda perdeu cerca de 85 milhões de dólares em investimentos futuros que o Banco deveria investir na reconstrução da PA-150.

O secretário Chicão também fiscalizou o andamento da reconstrução da Alça Rodoviária, que está sendo executada pelo consórcio Alça e deve ser concluída em março deste ano. A primeira etapa vai do Km 0, na intercessão com a BR-316, no município de Marituba, até o Km 33, já nas terras do município de Acará.  (Agência Pará)

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