sexta-feira, 4 de novembro de 2011

4 de novembro de 2011

Dois anos do Maria do Pará

 

Equipe de atendentes do Centro Maria do Pará
Neste dia 04 de novembro de 2011, o Centro de Referência Maria do Pará de Xinguara, comemora dois anos de existência, nos quais contou com um salto positivo de suas atividades na defesa do direito da mulher.

Relatório: foram atendidas em  2009 treze (13) casos durante dois meses de trabalho, e nas atividades de palestras atingiu um público de um mil trezentos e noventa e quatro pessoas (1.394).  
 
Durante o ano de 2010 atendeu e acompanhou cento e quarenta e seis (146) mulheres em situação de violência e nos eventos e palestras atingiu um público de cinco mil novecentas e setenta pessoas (5.970). E nesse ano de 2011 atendeu até o mês de setembro quinhentos e nove mulheres (509) em situação de violência; em palestras e eventos foram atingidos cinco mil seiscentos e sessenta e quatro pessoas (5.664). 
 
Para que o resultado fosse eficaz, o Centro Maria do Pará, contou com a parceria da Rede de Garantia de Direitos: Polícia Militar e Civil, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Defensoria Pública, Movimento de Mulheres, Conselho Tutelar, Ministério Público, Conselho dos Direitos das Mulheres e a Rede de Apoio que foram as Associações, igrejas, sindicatos e conselhos. Todos se transformaram em uma única rede de atenção integral que atuou para a não violência das mulheres.
No Centro de Referência Maria do Pará a usuária é atendida com a máxima discrição, que além do atendimento psicossocial, pedagógico e jurídico, pode escolher entre cursos de inclusão social e aulas de instrumentos musicais.
Na coordenação da pedagoga Vânia Vieira, a equipe é composta por: Adriana Telli – psicóloga, Márcia Campos Queiroz – Agente de crédito, Viumárcia Miranda – Psicopedagoga, Herbene Sousa e Joelma Take – Assistentes Administrativo, Keilismar Machado – Assessora Jurídica, Shaylla Rodrigues e Ednalva Geremias – Assistentes Sociais, Dulciléia Soares e Joelina Vieira – Auxiliares de Serviços Gerais, Valdimar Lopes – Instrutor Musical, Leonidas – Guarda e Deusmar – motorista.
A idealizadora deste Centro, Maryland Rocha Bandeira comentou: “Na época em que eu estava na Secretaria de Assistência Social, percebi a dificuldade em que as mulheres se encontravam nesta sociedade machista em que vivíamos. 

Comovida pela situação de várias mulheres, realizei uma pesquisa nos hospitais, delegacia e comunidade, levantando uma estatística destas vítimas. Em seguida procurei a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos que em parceria com o governo do Estado, implantamos em Xinguara o Centro de Referência Maria do Pará que atenderia nosso município e toda a região. Uma conquista que me deixou muito feliz e realizada”. Ed. Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...