domingo, 24 de julho de 2011

24 de julho de 2011

Dom Pedro Casaldáliga, uma vida em defesa dos oprimidos

Dom Pedro Casaldáliga
A Prelazia de São Félix do Araguaia completou em 2010, 40 anos de criação, e a população da cidade tem muito a comemorar, pois nestes longos anos de fundada, a Prelazia foi a grande voz dos interesses sociais do povo da região, tendo como seu principal escudeiro o bispo Dom Pedro Casaldáliga, religioso de muita coragem e bravura, que soube como ninguém ensinar que acima do imperialismo está a lei e a dignidade humana.


Foi exatamente nestes 40 anos de prelado que o bispo Dom Pedro se viu acarretado de tarefas quase que impossíveis de serem cumpridas por um humano, mas em defesa dos interesses coletivos de uma sociedade carente de conhecimentos, e ao mesmo tempo oprimida pelos grandes latifundiários que invadiram a região e escravizaram os trabalhadores pobres, obrigados a trabalhar por míseros salários sem a devida observância da lei, foi que surgiu o bispo Dom Pedro. Ele, como bom pastor da Igreja Católica, resolveu que não seria mais permitido ficar olhando a decadência humana a se esfacelar cada vez mais sem que algo fosse feito para amenizar o sofrimento do povo.


Foi então que ele resolveu declarar guerra aos opressores do povo da região, avisou que a partir daquele momento, ninguém estava mais acima da lei, e que a igreja, a partir de então, seria a voz dos oprimidos. Este posicionamento de Dom Pedro enraiveceu os poderosos, os ricos, os bajuladores, até a polícia entrou nessa de perseguir os trabalhos do bispo, mas em nenhum momento ele se curvou diante dos questionamentos que lhe faziam e nem diante das constantes ameaças de mortes que lhe empunhavam os poderosos da região.

Hoje, depois de 40 anos de luta em defesa da sociedade, e de ter dado a vida em nome dos preceitos religiosos de sua missão como apóstolo de Deus, e já aposentado, Dom Pedro Casaldáliga ainda permanece de pé, com a convicção do dever cumprido. Sua voz, um tanto quanto cansada dos anos vividos, continua ecoando com força nos gabinetes presidenciais, nas universidades, no mundo, e nas comunidades que ele mesmo ajudou criar, onde é respeitado e admirado por tudo que fez e continua fazendo em defesa de um povo simples e humilde de uma região no norte do Mato Grosso, conhecida como “Baixo Araguaia”.     Fonte/Ed. Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...