BR 163 – Santarém é excluída do corredor da soja
Trecho liberado da
BR 163 no plano de novas concessões de estradas será de Sinop (MT) até
Miritituba (Pa)
BR 163 |
A pressão do agronegócio brasileiro
sobre o governo pela viabilização de uma saída rodoviária pelo Norte levou a
presidente Dilma a incluir o trecho da BR-163 entre Sinop, no Mato Grosso, e
Miritituba, no Pará, no plano de novas concessões de estradas para a iniciativa
privada, como havia feito no final do ano passado com o trecho da mesma BR-163
no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O anúncio foi feito em Brasília, pela
presidente Dilma, às vésperas da solenidade de lançamento da Safra 2013/2014
que aconteceu no município de Quarto Centenário, no Paraná.
A decisão do governo em viabilizar o
corredor de exportação pelo porto de Miritituba tem tudo a ver com a apatia com
que o Pará e seus representantes políticos tratam o assunto, a começar por
alguma parte da elite tradicional do comércio de Santarém que não quer o
corredor da BR-163 chegando em Santarém, por temer a concorrência, além da
distância da região com a capital do Pará onde se concentram as decisões de
governo do Estado.
Enquanto os produtores do Mato Grosso
fazem de Miritituba seu principal porto de escoamento da produção agrícola,
forçando o governo a viabilizar o caminho com rapidez, no trecho da rodovia que
chega a Santarém, as obras andam a passos de tartaruga.
Foto
e Fonte: RG 15. Postador: Manancial de Carajás
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