sábado, 6 de agosto de 2011

6 de agosto de 2011

Federação quer a Copa América 2015 em Belém

Antônio Carlos Nunes faz lobby junto
ao presidente da CBF (Foto: Diário do Pará)
Belém sede do confronto entre Brasil e Argentina pelo confronto do “Superclássico das Américas”. Bastou para aumentar a especulação de que a capital paraense seria uma rota da Copa América de 2015. Mas, Simão Jatene, governador do Pará, alegou que não havia conversado com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.

Já o presidente da Federação Paraense de Futebol, Antônio Carlos Nunes, revelou que a FPF encaminhou um ofício à CBF oficializando o pedido para que Belém esteja na Copa América de 2015. “Encaminhei um ofício muito bem feito e elaborado solicitando a entrada de Belém na rota da próxima Copa América, que será realizada no Brasil”.

O pedido do coronel Nunes se fundamentou após a confirmação pelo próprio presidente da entidade maior do futebol brasileiro que Goiânia estaria entre as cidades que receberiam a Copa América, devido não ter sido escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. “O Ricardo confirmou, depois do amistoso contra a Holanda, que Goiânia estaria no evento por não ter sido escolhida como sede da copa. Então, eu enviei um ofício solicitando a entrada de Belém”.

Nunes acrescentou que quando Ricardo Teixeira vier a Belém para o jogo da antiga Copa Roca, o governador Simão Jantene fará o pedido oficial como chefe de Estado.  (Diário do Pará)
6 ded agosto de 2011

CBF leva amistoso entre Brasil e Argentina para Belém

Rio de Janeiro (RJ)
 
Mangurião será palco de mais esse amistoso/ Foto AG. Pará
"É uma oportunidade muito interessante para as duas seleções reunirem jogadores que atuam em seus países. No caso da seleção brasileira, poderei ver jogadores que têm potencial, mas que acabam ficando fora em outras convocações", declarou Mano que antes, no dia 9 de setembro, convocará os atletas para o primeiro jogo do torneio, marcado para 14 de setembro, na Argentina, ainda sem local definido.

Antes do confronto com os argentinos, a seleção brasileira disputará amistoso com a Alemanha, no dia 10 de agosto, em Stuttgart. Em outubro, o rival será o México, também no país rival. Partidas contra Itália e Espanha já estão confirmadas, mas ainda sem datas e locais acertados.
A CBF confirmou o Estádio Mangueirão, em Belém, como o palco do amistoso entre Brasil e Argentina, no dia 28 de setembro, válido pelo Superclássico das Américas, a antiga Copa Rocca. A convocação para o duelo será em 23 de setembro e os técnicos Mano Menezes e Alejandro Sabella só poderão chamar jogadores que atuam em seus respectivos países. Gazetaesportiva
6 de agosto de 2011
Kayapó apoiam a criação do Estado do Carajás
“Estamos mostrando ao nosso povo que, com a criação do Estado de Carajás teremos melhores estradas, saúde e escola para os nossos filhos. O governo estará mais perto de nós e aí será mais fácil reivindicar nossos direitos”, ressalta o cacique.


Foto:Manifestação de apoio à luta pela emancipação das regiões sul e sudeste do Estado aconteceu na abertura dos Jogos Tradicionais Indígenas (Foto Paulo Carrion)

 No desfile de apresentação dos Jogos Tradicionais Indígenas aconteceu uma manifestação de apoio à luta pela emancipação das regiões sul e sudeste do Estado: os atletas indígenas desfilaram com a bandeira do futuro Estado do Carajás.


Segundo o cacique Matira Kayapó, principal líder da Aldeia Gorotire, seu povo está consciente sobre a importância da criação da nova unidade federativa e irá dizer “sim” no plebiscito do dia 11 de dezembro.


Ainda segundo Matira, está sendo feito um trabalho de mobilização entre os jovens Kayapó, que estão completando 16 anos, para que fiquem esclarecidos quanto à viabilidade da criação do novo Estado e tratem de tirar o Título de Eleitor para votar pelo "sim".


“Estamos mostrando ao nosso povo que, com a criação do Estado de Carajás teremos melhores estradas, saúde e escola para os nossos filhos. O governo estará mais perto de nós e aí será mais fácil reivindicar nossos direitos”, ressalta o cacique.


Os caciques reivindicam apoio da 59ª Zona Eleitoral para a instalação de uma equipe móvel na aldeia visando à expedição do título eleitoral. Atualmente mais de 600 eleitores indígenas votam em uma urna instalada dentro da Gorotire e, conforme o cacique Matira Kayapó, esse número deve dobrar com o cadastramento dos novos eleitores indígenas. Paulo Carrion/Retirado do AGORAPRES




6 de agosto de 2011

Xinguara realiza conferência de assistência social


O município de Xinguara realizou sua VIII Conferência de Assistência Social, nesta sexta e sábado, no Centro de Convivência dos Idosos, no setor Marajoara II, cujo tema foi “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, fundamentos necessários para os avanços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, do município. 

Cícero Cleuto, secretário de Assistência Social
Para o secretário municipal de Assistência Social de Xinguara, Cícero Cleuto, as diretrizes da SUAS que foram aprimoradas durante a Conferência, vão qualificar em muito os serviços, os programas, os projetos e os benefícios que a instituição se destina a realizar. “A Assistência Social deixou de ser apenas ‘assistencialista’ para se tornar uma garantia de direito e proteção social aos integrantes da comunidade, com projetos e diretrizes construídos pela própria sociedade”, disse.
Mesa que dirigiu a conferência
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Floriano Dias de Lima, falou que há cada ano a população de Xinguara vem tendo mais interesse em participar e discutir os rumos da Assistência Social no município, fato que para ele, significa mais avanço, maior fiscalização, e melhor organização de atendimento. Floriano destacou, também, a importância da presença da conferencista Neuza Cidade, secretária de Assistência Social do Estado, que veio especialmente para participar e ajudar a organizar a Conferência de Xinguara.  Ed. Brito
6 de agosto de 2011

Xinguara concede Titulo de Cidadão a Duda Mendonça

Carlos Paulo,Dito, Valdir, Duda, Osvaldinho e Sebastião
Atendendo pedido da Diretoria do Sindicato Rural de Xinguara, o vereador Dito do Cinema (PSDB), da Câmara Municipal de Xinguara, requereu a concessão de Título Honorífico de Cidadão Xinguarense ao publicitário Duda Mendonça, na quinta-feira, dia 4 de agosto de 2011, aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa. Dito justificou que Duda Mendonça é uma pessoa de conceito na política nacional, o que por si só já justificava uma homenagem da Câmara, mas seu trabalho à frente da divisão territorial do Pará, apoiando as criações dos Estados de Carajás e de Tapajós, concedê-lo um Titulo de Cidadão Xinguarense é mais do que justo e merecido.
Dito já esteve pessoalmente com Duda Mendonça, durante evento realizado nesta sexta-feira, à noite, onde comunicou a ele sobre a concessão da homenagem, agora a Diretoria da Câmara vai marcar a data da Sessão Solene para fazer a entregar da comenda.  Ed. Brito
6 de agosto de 2011

Cruzada evangélica com o Pastor Marcos Feliciano


Pastor Muniz otimista com o evento
Está reservada para este sábado (6), a partidas 19h, na Praça da Bíblia, em Xinguara, uma das maiores cruzadas evangelísticas do sul do Pará, com a presença do Pastor Marcos Feliciano, um dos mais renomados pregadores do evangélico deste país, oportunidade que mais de oito mil pessoas de vários municípios da região devem comparecer para prestigiar o evento.

O Pastor Muniz, da Igreja do Evangelho Quadrangular, explicou que o evento está sendo organizado pelo Projeto Semear, com apoio do Conselho de Pastores de Xinguara e de empresários locais.   
6 de agosto de 2011
Policia prende sequestradores de fazendeiro


Os acusados estão presos

Nesta quinta-feira (4), por volta das 19h, a Polícia Militar de Xinguara em conjunto com a Polícia Civil, através da Delegacia de Xinguara, pertencente a Superintendência do Araguaia Paraense, e policiais do Núcleo de Apoio a Investigação – NAI, da Polícia Civil, prenderam três dos quatro acusados de sequestrarem o fazendeiro Sivanildo Manoel de Sousa, fato ocorrido na manhã de quarta-feira (3), por volta das 6h, que só terminou nesta quinta-feira depois que a família da vítima pagou o valor de vinte mil reais de resgate.
Coronel Dilson com policiais do Tático


A partir do momento em que a vítima foi libertada do cativeiro, os policiais entraram em ação na tentativa de prender os acusados. No fim da tarde de hoje, o coronel Dilson Barbosa Júnior, recebeu um telefonema anônimo dando conta que Anderson Silvestre, o Ganso, tinha participado do sequestro do fazendeiro.
Material encontrado em poder dos acusados
De posse da informação, a polícia começou a monitorar o acusado, até que em determinado momento o abordou em uma das ruas da cidade. Com ele foram encontrados a importância de quatro mil e novecentos reais, e dois aparelhos celulares, sendo que um dos aparelhos batia com o número do celular em que foram feitas as ligações para a família da vítima.  


 Sem mais nada a fazer para encobrir a culpa, Ganso confessou o crime e ainda entregou os outros três acusados, como sendo João Paulo Lima da Silva, o Paulinho, Davyt Ferreira Gomes, e Romário de Tal, mas apenas dois deles foram presos, Paulinho e Davyt, Romário conseguiu se evadir da ação dos policiais.
O coronel Dilson explicou que com Paulinho foi encontrada a importância de cinco mil e cinquenta e seis reais, e mais o capacete e a jaqueta que ele tinha usado para resgatar o dinheiro da vítima, cuja ação foi filmada pelo Serviço de Inteligência da Policia Civil. Já com Davyt, foram encontrados quatro mil setecentos e sessenta um reais e cinquenta centavos, e mais um revólver calibre 38 e uma escopeta calibre 36.   
Delegado Marcus Vinícius Camargo
Os três acusados, Ganso, Paulinho e Davyt, foram ouvidos ainda durante a noite pelo delegado de Xinguara, Marcus Vinícius Camargo. Eles confessaram o crime e contaram em detalhes como arquitetaram o sequestro do fazendeiro.   


Segundo o Delegado os mesmos foram autuado em flagrante delito pela pratica dos crimes de extorsão mediante seqüestro, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e roubo e ficarão a disposição da justiça. Lembrou o delegado que é raro acontecer este tipo de crime na região, mas graças a resposta imediata dos policiais e a parceria feita entre a Polícia Militar, a Superintendência da Polícia Civil do Araguaia Paraense e o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil conseguiram desvendar o crime em menos de 24 horas e resguardar a integridade física da vítima.  Ed. Brito
6 de agosto de 2011
Paraense, jogador Ganso fará campanha contra a divisão do Estado
Engajado na campanha contra a divisão do Estado no plebiscito que vai ocorrer em dezembro

Jogador Ganso, contrário à divisão
do PA, com  camisa do Estado, na 
final da Libertadores
Para contra-atacar a campanha do marqueteiro Duda Mendonça pela criação de mais dois Estados no atual território do Pará, uma das frentes contrária à divisão vai usar como garoto-propaganda o jogador paraense Paulo Henrique Ganso, do Santos.

O convite partiu do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o também paraense Ophir Cavalcante. Ganso nasceu em Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

Engajado na campanha contra a divisão do Estado no plebiscito que vai ocorrer em dezembro, Cavalcante disse que falou pessoalmente com o jogador na semana passada, na Vila Belmiro. 







6 de agosto de 2011

Prefeito é assassinado a tiros durante festa, em MT

Prefeito é assassinado a tiros durante festa, em MT
Prefeito de Nova Canaã (Foto: Edson Rodrigues)

Segundo a polícia, ele foi executado com cinco tiros

Brasil - O prefeito de Nova Canaã do Norte, a 696 km de Cuiabá, Antônio Luiz Cesar de Castro, do DEM, foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (5), quando participava de uma festa no município, por volta das 22h. De acordo com a Polícia Civil, o prefeito, de 43 anos, foi executado com, pelo menos, cinco tiros e o crime teria sido presenciado pela filha.

Antônio Luiz, o Luizão, como era conhecido, estava em um clube de laço, no município, quando um homem encapuzado teria se aproximado dele e efetuado os disparos. A vítima morreu na hora e o suspeito fugiu a pé do local. Até o fechamento desta reportagem, a Polícia Civil confirmou que ninguém foi preso por envolvimento no assassinato. Também não há informações sobre a motivação do crime.


Este é o segundo prefeito assassinado em menos de um mês em Mato Grosso. No dia 23 de julho, Valdemir Antonio da Silva, de Novo Santo Antônio, a 1.063 km da capital, também foi morto a tiros na própria residência. Os dois filhos adolescentes de 13 e 16 anos, estavam na casa e presenciaram o momento em que o pai foi executado com dois disparos no peito.

O corpo do prefeito Antônio Luiz foi encaminhado para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Alta Floresta, a 115 km de Nova Canaã do Norte. O caso está sendo investigado pelo delegado Rogério Malacarne, responsável pelas delegacias das duas cidades.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou, por meio de nota, que já disponibilizou uma equipe da Força Tática do município de Sinop para auxiliar nas buscas contra o suspeito. "Todo aparato da Segurança Pública da região já foi acionado", declarou o secretário Diógenes Curado Filho.


6 de agosto de 2011
Frentes Tapajós e Carajás lançadas em Brasília

Membros das duas frentes estão em Brasília e amanhã reúnem no TSE

Membros do Carajás e Tapajós em Brasília
Na ultima quarta-feira, 4 em Brasília, aconteceu o lançamento das frentes parlamentares pela criação dos estados do Tapajós e Carajás.
A proposta foi estimular o debate nacional, para esclarecer os efeitos da possível divisão do Estado do Pará, em plebiscito marcado para 11 de junho.
As regras para a campanha serão definidas amanhã, às 15 horas, em audiência pública no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pelo Estado do Tapajós estiveram  presentes: O deputado federal Lira Maia,  prefeita Maria do Carmo (Santarém), prefeito Aparecido da Silva (Rurópolis), vereadores José Maria Tapajós e Reginaldo Campos (Santarém), deputado  estadual Alexandre Von, prefeito Danilo Miranda (Trairão), Wilson Lisboa (assessoria jurídica do ICPT), Alberto Oliveira e Olavo das Neves (coordenação ICPT).


Membros da Comissão Pró-Tapajós que se encontra em Brasília
Pelo Carajás estiveram presentes: Deputado federal Wandenkolk Gonçalves, Deputado federal Zequinha Marinho, Deputado federal Giovanni Queiroz, prefeito Luciano Guedes (Pau d’ Arco) e Ítalo Ipojucan.
A prefeita Maria do Carmo falou sobre a importância da união de Tapajós e Carajás, em prol da criação dos dois novos estados.

A deputada Bernadete tem Caten (PT) sugeriu que  os membros da Frente Parlamentar marquem uma audiência com  Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República, para que seja discutido com o Executivo Federal, a importância da criação desses dois novos estados.

6 de agosto de 2011
Estádio Colosso do   Tapajós liberado

Colosso do Tapajós foi liberado para 12.500 pessoas, para o jogo contra Comercial do Piauí

Colosso do Tapajós
Após a vistoria feita hoje pela manhã, por membros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, de Belém, o estádio Colosso do Tapajós foi liberado para as próximas partidas do São Raimundo, pelo Campeonato Brasileiro da Série D.
Segundo informações da Comissão que fez a vistoria no estádio, todos os requisitos de segurança exigidos pelo Governo, foram atendidos. O estádio está liberado para receber 12.500 pessoas.
O jogo do São Raimundo contra o Comercial do Piauí será no próximo dia 14 de agosto, já no Colosso do Tapajós.
Por: Bena Santana


6 de agosto de 2011

Asdurúbal Bentes deixa governo de Jatene

O Deputado Federal é a favor da criação dos estados do Tapajós e Carajás




Asdrúbal Bentes
Na ultima quinta-feira, o Secretário de Pesca do Pará, Asdrúbal Bentes, foi até o governador Simão Jatene e sem nenhum rodeio entregou o cargo que ocupa no primeiro escalão do governo tucano. Asdrúbal Bentes é Deputado Federal do PMDB, licenciado.

Uma das razões pela qual Asdrúbal entregou o cargo foi por defender a criação dos estados de Carajás e Tapajós. Outra, é por não ter nenhum recurso na pasta que administra, e também por ter hombridade e caráter, pois já que quer dividir o Pará, não pode jamais estar atrelado nos que são contra.
Asdrúbal Bentes foi corajoso e correto e todos que estão na mesma situação deveriam fazer o mesmo. O Deputado que deve voltar para Brasília, finalizou com a frase: “MINHA POSIÇÃO É IRREVERSÍVEL”.
Fonte: taioso.blogspot.com

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

5 de agosto de 2011

MPF pede que Justiça Federal julgue assassinato de extrativistas

O Ministério Público Federal no Pará recorreu da decisão da Justiça Federal que deixou de apreciar o pedido de prisão dos investigados por considerar ser competência da Justiça estadual o julgamento do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, crime ocorrido no final de maio em Nova Ipixuna, município do sudeste paraense. Para o MPF, o julgamento tem que ser feito pela Justiça Federal porque o assassinato, nesse caso, está diretamente ligado à invasão e comercialização ilegal de terras da União.

Assinado pelo procurador da República Tiago Modesto Rabelo, o recurso foi encaminhado à Justiça Federal em Marabá na última sexta-feira (29) de julho. Nesta terça-feira (2), a Justiça anunciou que a decisão foi mantida e agora o recurso segue para imediata apreciação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília.

Modesto Rabelo requer que a Justiça Federal volte a tratar o tema na esfera federal ou que considere ter ocorrido o chamado conflito positivo de competência, quando duas autoridades judiciárias consideram-se competentes para julgar o mesmo caso. Se essa proposta for aceita, quem decidirá qual é o juiz competente será o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Estopim - O inquérito policial federal constatou que o estopim para a ocorrência do homicídio foi uma disputa de lotes na localidade denominada Maçaranduba II, onde o indiciado José Rodrigues Moreira, com o objetivo de ampliar a sua criação de gado, teria adquirido ilegalmente dois lotes do assentamento Praia Alta/Piranheira. Um desses lotes era ocupado por três famílias lideradas pelo casal de extrativistas. Esta teria sido as razões das ameaças que acabaram se concretizando.

Para o MPF, são fortes e concretas as evidências de que o crime foi praticado tanto objetivando facilitar a realização de outros crimes federais, como para assegurar a impunidade em relação às infrações penais de competência da Justiça Federal.

Durante o trabalho da PF e do MPF, a Polícia Civil e o Ministério Público do Estado também investigaram o caso. Ainda na última sexta, o juiz Murilo Lemos Simão, da Justiça Estadual em Marabá, acolheu a denúncia do MPE/PA e decretou a prisão preventiva dos acusados José Rodrigues Moreira, Lindonjonson Silva Rocha e Alberto Lopes do Nascimento.

O MPF acredita que - se os atos podem ser convalidados e os indiciados estão foragidos - a discussão não deve acarretar demora no julgamento dos crimes e é mesmo necessária. Portanto, consideram os procuradores da República que, nesse momento, seria importante resolver logo a questão da competência, até para evitar eventual prejuízo durante a instrução da ação penal.
Fonte: MPF-PA
5 de agosto de 2011
Caso Doroty: Juiz indefere transferência de Rayfran

Rayfran das Neves Sales, assassino confesso 
da freira Dorothy Stang.
Após a defesa de Rayfran das Neves Sales entrar com pedido na justiça solicitando transferência da Penitenciária do Coqueiro para o Centro de Recuperação de Altamira, no sudoeste do Estado, o juiz Amarildo José Mazutti, auxiliar da 1ª Vara de Execução Penal, indeferiu o pedido na manhã de ontem (4). 

A missionária foi morta com seis tiros, segundo Rayfran




No requerimento, o executor de Dorothy Stang alegou que tem família e residência fixa naquela cidade, localizada no sudoeste do Pará, a 1.000 km de Belém.

O fazendeiro Vitalmiro Moura, sentenciado a 30 anos de prisão por ter encomendado a morte da missionária, também pleiteou a transferência da cadeia de Belém para a de Altamira, mas o pedido foi indeferido pelo juiz em 13 de maio. O motivo foi o mesmo: não há vagas naquela penitenciária, conforme destaca o juiz no despacho.
ORM Com informações do TJE-Pará
5 de agosto de 2011

Pará perdeu R$ 200 milhões em ICMS de maquinário

Aquisição do maquinário pode gerar convocação
da Norte ao Senado
(Foto: Divulgação/ Norte Energ
O Pará deixou de arrecadar R$ 200 milhões em ICMS na primeira compra de maquinário feita para a construção da usina de Belo Monte. A denúncia foi feita ontem pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), presidente da Subcomissão de Belo Monte do Senado Federal. Ele fez duras críticas ao consórcio Norte Energia, responsável pelas obras da usina, durante pronunciamento da tribuna do Senado.

O parlamentar esteve em Altamira acompanhando a “Operação Xingu Cidadania”, do Governo Federal, em companhia dos ministros Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário, e Luiz Sérgio, da Pesca. “Constatamos que o Governo Federal está realizando um mutirão para emissão de documentos e distribuindo material explicativo sobre financiamento para produtores rurais. Ótimo. São ações pontuais. Mas essa população que será impactada com a obra precisa de ações contínuas e não apenas de mutirão. Se ficar só no mutirão, vai acabar virando mentirinha”, disparou o senador.

Segundo ele, o Consórcio Norte Energia realizou licitação para a compra dos primeiros equipamentos pesados para o início das obras e a arrecadação de ICMS – cerca de 200 milhões de reais – não vai ficar para o Pará. “O Pará não é barriga de aluguel. A Sotreq (empresa que comercializa equipamentos pesados), que venceu a licitação, mandou faturar a compra de maquinário por São Paulo e Espírito Santo e não no Pará. Só com essa ação, o Estado tem prejuízos graves em renda que poderia ser revertida em ações para essa região”, explicou Flexa Ribeiro.

“Além de não gerar emprego no Estado logo na primeira compra, o Consórcio preteriu as empresas do Estado em favor das do sudeste do país. O governador já pediu que sejam feitas ações para que isso seja evitado, tomando um posicionamento contrário firme”, destacou.

“Não vamos aceitar que se repitam os erros e tudo que ocorreu em Tucuruí, cujas obras das eclusas só ocorreram 30 anos depois e até hoje temos famílias de atingidos pela barragem que não receberam as indenizações. Isso não será aceito”, disse o presidente da Comissão do Senado que trata das obras da usina.

O senador disse ainda que pode chamar o presidente da Norte Energia, Carlos Nascimento, para dar explicações no Senado sobre a perda inicial. Segundo ele, Nascimento terá que “responsabilizar quem efetuou tal manobra que além de imoral, é ilegal”, classificou o senador.
(Diário do Pará, de Brasília)

                
5 de agosto de 2011
AL fará debates itinerantes sobre divisão

AL fará debates itinerantes sobre divisão (Foto: Daniel Pinto)
Integrantes da “Sou Pará”oficializaram ontem frente contra a divisão (Foto: Daniel Pinto

A Assembleia Legislativa do Pará (AL) realizará sessões itinerantes para debater a divisão do Pará para criação dos Estados do Carajás (sul e sudeste) e Tapajós (oeste). As sessões foram propostas pelo líder do PSDB, deputado José Megale, e acatadas pelo presidente da casa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB).

A intenção é dar oportunidade à população das regiões nordeste, sul e sudeste, além do oeste, de debater o processo de divisão do Estado, esclarecendo sobre o plebiscito que será realizado em dezembro para que os eleitores decidam sobre a criação dos novos Estados. Megale defende que o parlamento estadual deve liderar esse debate, alegando que os deputados são os representantes da população, portanto, precisam iniciar o processo de discussão sobre a divisão.

Pioneiro informa que as sessões deverão ocorrer nos municípios de Santarém, Marabá e Capanema, mas ainda não foram definidas as datas. Os parlamentares estaduais e federais envolvidos no processo de divisão do Estado se reunirão em Brasília, amanhã, em audiência pública, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para esclarecer as regras sobre o plebiscito.

SOU PARÁ
Membros da frente suprapartidária “Sou Pará”, criada para fortalecer o discurso contra a divisão do Estado, oficializaram ontem, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a criação do bloco composto por cinco legendas que vão engrossar o movimento contrário à divisão .

A coordenação da frente esteve, na tarde de ontem, no DIÁRIO, onde apresentou os argumentos que pretende utilizar para convencer a população a votar contra a divisão. Eles ainda vão aguardar as orientações para a organização das campanhas para o plebiscito, que deve ganhar fôlego após a audiência pública. A “Sou Pará”, que conta com as siglas PTN, PSL, PTdoB, PHS e PTC, informa que está aberta a novas adesões.

Tendo como base os estudos do Instituto de pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que destaca o aumento nas despesas com a criação de mais dois governos estaduais, eles afirmam ser inviável a criação de outros Estados no Brasil. “Os gastos com a manutenção da máquina pública serão maiores do que a arrecadação. Os novos Estados terão um déficit grande que precisarão ser cobertos pelo governo federal, gerando mais custos”, destacou Zezinho Lima, presidente do Partido Trabalhista do Brasil (PT do B).

FRENTES
Na AL, vários deputados já viabilizam as frentes pró e contra a divisão. A frente dos deputados que defendem o Pará unido é liderada por Celso Sabino (PR) e a frente pela divisão é liderada pelo deputado João Salame (PPS). (Diário do Pará)
5 de agosto de 2011

Vereadores de Conceição do Araguaia voltam dia 8

A Câmara Municipal de Conceição do Araguaia recomeça os trabalhos do semestre na próxima segunda-feira. A população pode esperar um mês agitado nos bastidores da política conceicionense. Há denúncias contra o vereador Jader Gefferson (PT), que está sendo acusado por um dos membros do PT, Olinto Domingos Vieira, de desviar recursos públicos da merenda escolar quando na sua gestão na Secretaria de Educação.

O prefeito Álvaro Brito também está na berlinda. O processo de cassação contra ele prossegue. Todos aguardam a decisão que cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. Por causa disso, segue-se uma indefinição política no município.

Apesar do recesso legislativo, os nove vereadores ficaram em atividade parlamentar, indo à zona rural em visitas aos eleitores e em viagens a Belém e a Brasília.

A sessão solene de abertura dos trabalhos terá início às 18h, no plenário Soly Antônio Valiati. “Nossa principal meta durante este biênio é deixar a nossa Câmara mais perto do povo.”, disse o presidente da Câmara, vereador Aurélio Milhomem  (PMDB). (Diário do Pará)
5 de agosto de 2011
Prefeito de Tucumã reage às denúncias


Prefeito Celso Lopes Cardoso
Após cinco dias de publicação de reportagem pelo DIÁRIO, o prefeito de Tucumã, Celso Lopes Cardoso (PDT), enviou nota à redação negando as denúncias protocoladas no Ministério Público Estadual por vereadores e divulgadas dia 1º.
O MPE recebeu denúncias de que além de não enviar a prestação de contas à Câmara Municipal, o prefeito fez contratações irregulares, sem processo de licitação e com preços superfaturados.

O DIÁRIO entrou em contato com a assessoria do prefeito na semana passada três vezes. A matéria foi veiculada na edição da segunda-feira, 1º, sem os esclarecimentos da prefeitura, apesar das tentativas anteriores.
Em nota, o prefeito afirma que os denunciantes manipulam informações e que os contratos estão dentro da legalidade.

Também diz que as prestações de contas de 2009 e 2010, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), “não requer apresentação para a Câmara Municipal, mas tão somente ao órgão tomador de contas”.

Ele garante que a atual administração procedeu corretamente, enviando todos os quadrimestres regularmente para apreciação pela corte de contas e ainda que as contas “estão à disposição de todo e qualquer interessado, para manuseio e consulta, havendo em instante algum qualquer tipo de recusa ao seu acesso”.

Quanto aos contratos, informa que as assessorias contratadas, tanto jurídicas quanto consultorias, seguiram o disposto no artigo 25 da Lei 8.666/93. Portanto, preenchendo todos os requisitos legais.
A nota também ressalta que o contrato com a empresa Construserv Serviços de Terraplanagem Ltda, para pavimentação de três quilômetros de pavimentação foi fruto de processo licitatório. “Não há qualquer tipo de irregularidade e muito menos ilegalidade na conduta da administração”, alega a nota.
(Diário do Pará)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

4 de agosto de 2011

Vasco vence o São Paulo e segue na caça dos líderes

Alecsandro, Eder Luis e Diego Souza comemoram
o gol da vitória do Vasco (Foto: Miguel Schincariol)
Distância do Gigante da Colina para o líder Corinthians cai para quatro pontos. Árbitro ignora pênalti a favor do Tricolor

O Trem Bala da Colina está sem freio e na cola dos líderes! Com gols de Eder Luis e Felipe, o Vasco venceu o São Paulo neste domingo por 2 a 0, no Morumbi, pulou para a quinta posição, com 24 pontos, e diminuiu a diferença para o líder Corintians em 4 pontos.


4 de agiosto de 2011

Pastores são presos e interrogados em Cuba

Outro pastor, em liberdade condicional, fala que pressão sobre as igrejas tem aumentado no país

A Christian Solidarity Worldwide (CSW) tem manifestado preocupação com interrogatório dos três pastores que foram detidos por autoridades cubanas, no fim de semana.

Os pastores são afiliados ao Movimento Apostólico, uma rede de igrejas que tem enfrentado a interferência das autoridades e do governo cubano nos últimos anos. De acordo com a CSW, agentes de segurança do Estado e funcionários do partido comunista levaram detidos os pastores Benito Rodríguez e Bárbara Guzman para interrogatório.

Os pastores foram levados para a Rua Palma Esquadra, em Camaguey, onde foram mantidos por duas horas. Eles alegam que as autoridades os interrogaram e tentaram persuadi-los a parar de realizar cultos domésticos em suas casas.

No domingo, o chefe do escritório de assuntos religiosos interrompeu um culto que estava sendo dirigido pelos dois pastores e emitiu uma intimação, exigindo que eles apresentassem a prova de que a propriedade pertencia a eles.

Outro pastor, Bernardo de Quesada Salomon, foi detido no mesmo dia, depois de deixar a sua casa. Ele disse que os interrogadores o pressionaram muito e o ameaçaram, para que ele desistisse de seu ministério pastoral.

Um líder do Movimento Apostólico, pastor Omar Gude Pérez, está cumprindo pena de seis anos e meio sob liberdade condicional. Ele disse à CSW que a pressão sobre as redes de igrejas tem se intensificado.
O pastor Bernardo disse que vários pastores, inclusive a sua esposa, Kenia Denis, foram recentemente impedidos de sair do país a fim de participar de conferências religiosas no exterior.

 
4 de agosto de 2011

Hunky Jesus: Evento homossexual zomba do Cristianismo elegendo o “melhor e mais atraente” Jesus Cristo gay


Todos os anos é realizado na cidade de Mission Dolares Park, em San Francisco – Califórnia, o concurso “Hunky Jesus”. Evento este que tem como objetivo eleger o melhor Jesus Cristo gay, e é realizado durante o período de celebração da ressurreição de Cristo – a Páscoa – ridicularizando e zombando do cristianismo.
O vencedor do concurso, realizado ao ar livre, é o “Jesus Cristo” gay mais atraente para o público, formado praticamente apenas de homossexuais.

Para o cristão Idemir Medeiros do blog “Que Verdade é Essa?” existe uma grande injustiça contra o povo cristão e uma vasta gama de privilêgios dados a homossexuais não só no Brasil, mas em vários pontos do mundo. “Hoje em dia parece que é perfeitamente aceitável zombar de cristãos, como aconteceu recentemente na 15ª parada gay de São Paulo, porém, se alguém disser qualquer coisa contra os gays, é um crime de ódio da pior espécie, fanatismo e opressão contra os coitadinhos”, questiona e completa: 

“Se por exemplo, o contrário tivesse acontecido, se os cristãos tivessem zombado dos homossexuais, isso teria virado notícia no mundo todo, você estaria vendo em todos os jornais, mas como são os gays que estão fazendo, o silêncio é que predomina”, afirma.

Os vídeos da “Hunky Jesus” mesmo contendo cenas de nudez e ofensas de formas terríveis e explicitas ao Cristianismo, não foram retirado do Youtube, enquanto vídeos que falam a respeito do homossexualismo muitas vezes são bloqueados e marcados como impróprios, permitindo a visualização apenas daqueles que tem cadastro no canal.
Fonte: Gospel+ / Jornal Gospel News
4 de agosto de 2011

Leitura bíblica faz com que as pessoas tenham mais consciência social, revela estudo

Comportamento
 
Ler a Palavra de Deus também muda opinião sobre ciência e prática do aborto
Um novo estudo da Universidade norte-americana Baylor revelou que a leitura frequente da Bíblia faz com que as pessoas tenham mais consciência social, se preocupando mais com a pobreza e tratando criminosos de uma forma mais humana.
A pesquisa foi coordenada pelo pesquisador Aaron Franzen que apontou que a probabilidade de os cristãos dizerem que é importante procurar. 
Gospel News
4 de agosto de 2011

Em pleno mês de agosto prédio da Prefeitura de Tucuruí de portas fechadas



Sede Administrativa da Prefeitura de Tucuruí ainda de portas fechadas para a população em pleno mês de agosto
 
A sede administrativa da Prefeitura Municipal de Tucuruí, ainda encontra-se de portas fechadas desde que o prefeito Sancler Ferreira, decretou recesso administrativo no âmbito municipal no fim do mês de junho, só esperávamos que o recesso terminasse após o período de julho, mais até os dias atuais ainda encontra-se fechadas e sem a prestação dos serviços essenciais para a população.

É fato que na audiência pública do PPA e OGE realizada no último dia 20 de julho, o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças do governo do estado, Sergio Bacury, observou a falta de participação dos prefeito da região do Lago, lamentando o episodio, mais aproveitou para tecer criticas com respeito a recesso administrativo no período de julho pelas prefeituras da região, “ao longo dos meus quase 30 anos de serviço público, eu nunca tinha visto ou ouvido falar em recesso administrativo de administrações executivas municipais, isso inviabiliza o desenvolvimento do município e da região”. Afirmou Bacury.

Outro fator e a grande disputa no período eleitoral pela administração da Prefeitura de Tucuruí é fato que nas últimas administrações os prefeitos nunca eram vistos, isso com raras exceções, em seu gabinete de trabalho no prédio oficial do executivo, sempre driblando a população em algum refugio inacessível pelo eleitor que lhe conferiu o mandato. E dito pela cidade, que, quem quiser se esconder do prefeito de Tucuruí e só ficar escondido dentro do gabinete do gestor municipal localizado no 2º andar do prédio administrativo da prefeitura.
4 de agosto de 2011

Deputado federal Arnaldo Jordy pede audiência para discutir quedas no fornecimento de energia no PA

As constantes quedas no fornecimento de energia elétrica no Pará levaram o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) a pedir audiência pública para cobrar esclarecimentos do governo e da própria concessionária (Celpa) sobre o problema que tem atormentado a população do estado.

Requerimento, de autoria do parlamentar, foi apresentado na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara nesta terça-feira (3) e pede que sejam convidados também representantes dos órgãos de defesa do cidadão.
Além das oscilações no abastecimento, Jordy quer explicações sobre as altas tarifas cobradas dos consumidores.

O deputado também convidou representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – órgão responsável por autorizar aumento para empresa de enérgica elétrica. Foram convidados ainda membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Nosso objetivo é discutir a qualidade da prestação destes serviços. Não tem sentido nos tornamos um dos maiores produtores de energia e ter a terceira tarifa mais cara, além de 20% da população sem acesso a luz elétrica”, observou o parlamentar.

Na justificativa do requerimento, Jordy relatou ainda que os consumidores, porém, nem sempre obtêm sucesso nas suas reclamações dirigidas à Celpa.

A intenção de Arnaldo Jordy é discutir e votar o requerimento de audiência pública ainda nesta semana.
Fonte: ASCOM PPS
4 ded agosto de 2011

Lideranças buscam apoio da imprensa para o SIM ao Tapajós

Lira Maia, Alberto Oliveira e Maria do Carmo recebidos por Admilton Almeida, na visita ao RG 15 e Jornal O Impacto

Lira Maia, Alberto Oliveira, Maria do Carmo e Admilton Almeida

Diretores de veículos de Rádio e TV, além de diretores de jornais impressos de Santarém estão recebendo desde  segunda-feira, a visita de lideranças dos poderes político e empresarial. O objetivo é pedir apoio na campanha pelo SIM para aprovação em plebiscito, do estado do Tapajós.
O que causa surpresa é que os antes adversários políticos ferrenhos, que trocavam farpas, insultos e acusações no horário político, agora estejam de mãos dadas em favor do SIM ao Plebiscito.

A visita à imprensa, que incluiu o jornal O Impacto, feita pela prefeita de Santarém, Maria do Carmo (PT); pelo deputado federal Joaquim de Lira Maia (DEM); e pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Alberto Batista de Oliveira, é resultado de um planejamento da Comissão Executiva e do Conselho Político do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET).

Para Joaquim de Lira Maia, essa é uma tarefa de todos. “Temos obrigação, de alguma forma, de ajudar, e nós precisamos também do engajamento da imprensa. É uma luta grande, precisamos nos unir, e esta talvez seja a única oportunidade de nossas vidas. Será a mudança de vida de nossa região. Aqui não tem partido político. O único candidato é o Tapajós”, expressou o parlamentar.


Por: Carlos Cruz
4 de agosto de 2011

Pelé pode disputar o Mundial pelo Santos

Pelé e Neymar

Ideia do presidente Luis Alvaro é que o Rei do Futebol assine contrato profissional e seja um dos 23 jogadores à disposição.

Pelé e Neymar Brasil - Pelé, 70 anos, pode ser inscrito pelo Santos no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. A informação foi publicada nesta quarta-feira pela Folha de S. Paulo. A ideia é do presidente do clube, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, e “é séria”, segundo ele. O dirigente conta que Pelé se animou e promete “treinar para entrar em forma e participar de alguns minutos, se for possível.”

Luis Alvaro ainda pretende consultar o técnico Muricy Ramalho, mas acredita que não haverá problema em dar uma vaga na relação de 23 inscritos no Mundial para Pelé.

- O elenco do Santos é de qualidade e é versátil. Além do mais, o Santos faria apenas dois jogos. Concordo que se fosse uma competição longa, haveria perda, mas não é o caso – disse o presidente do Peixe, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

- Mas ainda preciso ver isso com o Muricy. O treinador é a autoridade máxima. Se o Muricy vetar, vamos estudar outras formas de usar a imagem do Pelé - emendou o dirigente.


O departamento de marketing do Peixe já está trabalhando no projeto. O objetivo, claro, é capitalizar o máximo possível em torno da imagem do Rei – que precisaria assinar um contrato profissional de jogador para ser inscrito no Mundial de Clubes da Fifa.

- A presença do Pelé atrairia os olhares do mundo inteiro para o Santos e a simpatia da torcida japonesa para o nosso time – disse Luis Alvaro.


Fonte: Globoesporte.com
4 de agosto de 2011

Roberto Dinamite vence eleições no Vasco da Gama

Governador Sérgio Cabral e Roberto Dinamite durante eleição da nova diretoria, ontem, no Rio de Janeiro


Sérgio Cabral e Roberto Dinamite
Um massacre. Essa palavra definiu a eleição do Vasco da Gama. Ontem, terça-feira, a chapa de Roberto Dinamite, denominada ‘O Sentimento Tem que Continuar’, triunfou com ampla vantagem. Sendo assim, a chapa do atual mandatário colocará 120 representantes no Conselho Deliberativo do clube. O grupo que ficou em segundo indicará 30 representantes. 

Estes 150 vão se juntar aos 150 conselheiros natos. Após uma reunião do Conselho, na terça-feira, dia 9, Roberto Dinamite deve ser confirmado para o próximo triênio. Nunca antes um candidato que venceu nas urnas não terminou eleito pelo Conselho.

Durante o programa Bate-Bola 2ª edição, da ESPN Brasil, Roberto Dinamite já falou como presidente reeleito. O ex-jogagor enfatizou que pretende concentrar seus esforços na construção do CT vascaíno. Além disso, Roberto Dinamite salientou que o clube está conseguindo deixar as finanças em dia, e que ele lutará no próximo triênio para ‘reforçar a marca Vasco da Gama’.

“Temos uma visão importante e eu tenho isso como carro-chefe: o Centro de Treinamento. Hoje vamos ter mais tranquilidade para poder buscar esse centro. A base vai ser em Maricá. A equipe principal vai ter um centro de treinamento também para que a gente possa sair de São Januário, para deixar o estádio só para jogos. E com isso buscar reforçar a marca Vasco da Gama”, explicou Roberto Dinamite.
Fonte: ESPN

4 de agosto de 2011 

Frentes Pró Tapajós e Carajás serão lançadas nesta quinta

Lançamento das Frentes Parlamentares em Brasília

Brasil - Nesta quinta-feira (04), será lançado, em Brasília, as Frentes Parlamentares Pró Carajás e Pró Tapajós.
O evento acontecerá no Auditório 2 da Câmara dos Deputados (na sala de orçamento), no Anexo II do Congresso Nacional, a partir das 10 horas.

Os movimentos trabalham a favor da emancipação dos estados do Carajás e do Tapajós.
4 de agosto de 2011

Movimento estudantil apóia o “Sim” Tapajós

Comitê Pró-Tapajós de Belterra foi inaugurado no último domingo

Comitê Pró-Tapajós de Belterra
Uma comissão do movimento estudantil esteve ontem, dia 02/08, no Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), para pedir apoio para um evento que pretendem realizar em comemoração ao dia do estudante. O objetivo é festejar a data informando sobre a importância da criação do novo Estado. 

O representante do movimento estudantil Israel do Nascimento, informou que a idéia do evento é impulsionar os estudantes a defenderem o “SIM” ao Tapajós. “Nós queremos que os estudantes participem de forma efetiva na campanha, esclarecendo a eles os benefícios que o estado do Tapajós trará a nossa classe”, enfatizou.

A Associação dos Grêmios Estudantis de Santarém (AGES) e a Associação dos Estudantes de Santarém (AES) estão articulando ações para a campanha. Os movimentos pretendem divulgar o “SIM” ao maior número de jovens possíveis.
O secretario do ICPET, Ednaldo Rodrigues, parabenizou a iniciativa, afirmando que o ICPET dará todo apoio necessário para a divulgação do trabalho.

Inaugurado o Comitê de Belterra
O município de Belterra realizou no último domingo (31/07) a inauguração do Comitê Municipal Pró-Estado do Tapajós (COMPET). O evento festivo incentivou a população a participar da campanha do “SIM”. Representantes do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), estiveram no evento, coordenado pelo movimento local.
Fonte: Ascom/ICPET

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...