Vereador denuncia "negligência" no Hospital Municipal de Xinguara
O vereador Valdir não se conforma com o tratamento |
O vereador da Câmara Municipal de Xinguara, Valdir Manoel da Silva (PT), procurou a imprensa local na manhã desta sexta-feira, para denunciar o que ele chamou de negligência da direção do Hospital Municipal de Xinguara, por não ter tomado providências de mandar uma ambulância socorrer um ferido de acidente, nesta quinta-feira, à noite.
Valdir disse que ligou para o hospital com a intenção de pedir que o rapaz acidentado fosse socorrido, mas ninguém atendeu a ligação. Então ele foi até o hospital onde falou com uma funcionária de plantão sobre a urgência do atendimento, mas a funcionária teria dito que em situação como esta a responsabilidade de socorrer o doente é da polícia.
Foi então que o vereador ligou para a diretora do hospital que teria confirmado a versão da funcionária, e ainda teria dito a ele que o procedimento era determinado pela Secretaria de Saúde do município.
Diante da situação, a reportagem procurou a diretora do Hospital Municipal, senhora Gracilene Roque Muniz de Souza, ela confirmou ter falado com o vereador Valdir por telefone quando ele contou que às proximidades do estádio municipal havia uma pessoa acidentada precisando de uma ambulância.
De acordo com a diretora, tão logo ela terminou de falar com o vereador, ligou para o motorista da ambulância, Marcos Antonio, o Marquinho, dando ordem para que ele fosse buscar o ferido. O motorista disse à reportagem que circulou com a ambulância pelas ruas em torno do estádio com a sirene do veículo ligada, porém, não encontrou nenhum ferido por lá. Ele acha provável que o paciente possa ter sido levado para a casa dele ou se internado em outro hospital.
Sobre a versão de que existe ordem da Secretaria de Saúde para não prestar socorro a vítima de acidente, a diretora do hospital disse desconhecer totalmente disso, apenas explicou que a ambulância não é mantida no hospital por falta de espaço físico, "mas toda vez que há necessidade o socorro é prestado na hora", disse.
Bastante chateado com o que presenciou, o vereador disse que vai denunciar o caso ao Ministério Público Estadual, e que, também, na qualidade de vereador, vai investigar para saber se recursos do SAMU estão vindo ou não para casos de emergências em Xinguara. Ed. Brito