sábado, 23 de fevereiro de 2013

Ex-secretário de Planejamento da prefeitura de Xinguara faz Mestrado de olho na Unifesspa

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Francico Durães
Francisco Durães, que no governo do ex-prefeito José Davi Passos, exerceu a função de secretário de Planejamento, está fazendo Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, na cidade de Araraquara (SP). 

Licenciado dos cargos de professor do município e do Estado, Durães disse que está aprendendo um pouco mais, se preparando para ser um dos professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Xinguara. “Agente espera que este ano seja aprovada pelo Congresso  e nós temos o sonho de poder dar aula em nossa própria cidade “, disse ele. 

Francisco Durães participou da audiência pública que aconteceu nesta sexta-feira 22, na Câmara Municipal, com o tema “Juventude e Trabalho”. 

No final, o ex-secretário de Planejamento comentou sobre  uma das propostas apresentadas durante o evento – a qualificação profissional da juventude.  “Apesar de termos hoje no Brasil um dos índices mais baixos de desemprego, de 4,5% (segundo os dados oficiais), ainda temos na juventude um grande numero de desempregados. E a qualificação, por exemplo, é um grande desafio porque quando um jovem procura um emprego é logo questionado sobre a falta de experiência. “Mas como é que ele vai ter experiência se ele não tem oportunidades”? Indagou.

Nesse sentido, disse ele existe a necessidade de se dar oportunidade para nossos jovens sejam qualificados para o mercado de trabalho, concluiu.
PC do B faz encontro regional em Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou neste domingo (23) no auditório da Câmara Municipal de Xinguara, o primeiro encontro regional, reunindo militantes das cidades de Xinguara, Água Azul do Norte, Sapucaia, Rio Maria, Bannach, Redenção e Conceição do Arraguaia. Dentre os motivos do encontro a comemoração dos resultados positivos do partido nas eleições de 2012 na região sul do Pará.

O encontro presidido pelo presidente estadual do partido, Jorge Panzera, começou pela manhã e encerrou por volta das 16 horas, com intervalo para o almoço, as 12h.

O principal objetivo do evento foi debater a situação do PC do B no Estado, situação politica do Brasil e do Pará e preparar o partido o ano de 2013, será realizado o congresso nacional do da sigla.

Lideranças do PC do B da região sul do Pará
O evento também teve outros motivos neste domingo. “Estamos comemorando as vitorias que o PC do B obteve nas eleições de 2012 na região sul do Pará. Tínhamos dois vereadores e passamos para seis, elegemos uma vice-prefeita em Conceição do Araguaia, então são vitorias importantes em cidades importantes da região”, disse Jorge Panzera. 

Na região, são dois vereadores em Bannach com destaque para a vereadora Ana Maria que preside a Câmara municipal, Água Azul do Norte, Tucumã e Xinguara. Como detalhe, em todo o Pará são vinte e dois vereadores e três vice-prefeitos. 

Jorge Panzera (centro) ladeado por lideranças
de Bannach, vereadora Ana maria e Wanderlei
Jorge Panzera entende que é preciso uma ampla discussão sobre as politicas publicas do Estado que promovam melhor desempenho nos municípios paraenses. “Somos um estado muito rico, mas de um povo que passa por muitas dificuldades financeiras. Então precisamos encontrar um caminho de desenvolvimento para o Estado aproveitando o bom momento que vivemos com as transformações politicas promovidas pele ex-presidente Lula e agora pela presidente Dilma Rousseff”, explicou. 

Na visão do presidente estadual do PC do B, o Pará tem que aproveitar nossas riquezas e que os recursos fiquem no Pará gerando emprego, renda e melhores condições de vida para o Estado.
Vereador Luiz da Saúde - Xinguara

A mesma visão tem o vereador Luiz da Saúde (PC do B) de Xinguara. Luiz considerou positivo o encontro e ressaltou a grandeza dos debates em prol de uma ação mais eficaz de contribuição para com a política regional. “Pra gente foi muito positivo porque foi a primeira reunião regional que fizemos após  o processo eleitoral. E a presença de nosso presidente estadual foi muito bom porque veio trazer as informações de como é que podemos estar se organizando no sentido de dar nossa contribuição para efetivação das politicas publicas na nossa região”, comentou o Edil xinguarense.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SUL DO PARÁ


Como sempre Jatene tenta manobrar prefeitos da região de Carajás.

Sob a interferência do governador, Salame e Sancler disputarão presidência da AMAT Carajás

Na próxima sexta-feira (22), a partir das 9:00 horas, os 39 prefeitos dos municípios que fazem parte da AMAT Carajás estarão reunidos no Hotel Itacaiúnas, em Marabá, para a escolha do novo presidente da entidade, que atualmente é presidida por Edison Raimundo Alvarenga (PTB), prefeito de Nova Ipixuna. Concorrem o prefeito de Marabá, João Salame Neto (PPS) e o prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira (PPS).

No ano passado se elegeu o prefeito de Tucumã, Celso Lopes. Sua eleição foi cercada por absurdos políticos e jurídicos que valem a pena recordar. Politicamente houve denúncia por parte da chapa derrotada de que o governo do estado, através do vice-governador Helenilson Pontes, interferiu no resultado final, já que teria autorizado o candidato Celso Lopes Cardoso (PSD) a oferecer alguns quilômetros de asfalto aos municípios em troca do apoio a sua chapa, ou à chapa do interesse do governo Jatene.

Essa denúncia pode ser comprovada na imagem abaixo, retirada da agenda pessoal de Celso Lopes onde o mesmo fez anotações da quantidade de asfalto que seria repassada a cada prefeito.

Na mesma imagem, apenas a título de comparação grafotécnica, um documento manuscrito e assinado por Celso Lopes que tira qualquer dúvida quanto a veracidade do primeiro.  Clique na imagem para uma melhor visualização.
Pois bem, a promessa de asfalto foi feita e Celso Lopes foi eleito, após empate em 17 votos na eleição com um voto ter misteriosamente sumido da urna, por ser o mais velho.

Passado um ano, Celso Lopes não se reelegeu e assumiu o cargo o vice, Edison Alvarenga. O asfalto prometido aos prefeitos não foi executado, ou melhor, apenas os municípios cujos prefeitos eram ligados ao PSDB, do governador Jatene receberam o prometido.
A AMAT Carajás, para que fique bem claro qual a intenção do governo do estado ao interferir na escolha da diretoria, é a única entidade com representatividade em todos os municípios que formariam o estado do Carajás, sendo a criação do estado uma de suas metas.

Pois bem, o dia 28 de janeiro de 2013 foi marcado pelo Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, evento aberto pela presidenta Dilma Rousseff e que contou com a participação de quase todos os prefeitos do Brasil e, claro, dos associados da AMAT Carajás.

Novamente, aproveitando-se do Encontro, o vice-governador Helenilson Pontes reuniu-se com Sancler, candidato abençoado por Jatene, para orquestrar novo esquema de compra de votos. No mesmo molde, o asfalto está sendo prometido por Sancler aos associados que o apoiarem.

Essa estratégia visa abafar a AMAT Carajás, transformando-a em uma sucursal do governo do estado e tirando o único ponto de resistência às investidas de Jatene para descredenciar a luta pelo Estado do Carajás. Certamente que dessa vez as investidas governamentais terão um peso maior ainda, já que Salame é tido como um dos que mais defende Carajás.

Basta pesquisar nos órgãos governamentais e fazer uma comparação simples nos investimentos realizados pelo governo do estado quando se teve um presidente oposicionista ao governo para se sentir a diferença nesses investimentos recebidos. Presidentes oposicionistas eram bem tratados pelo governo, pois estes brigavam, não foram subservientes ao governo e, portanto, trouxeram mais investimentos.

Ora, será que desta vez as promessas de Helenilson Pontes serão cumpridas? Será que novamente os prefeitos cairão no conto do vigário e cederão aos caprichos de Jatene?
Se for asfalto que os prefeitos querem, não há a necessidade de trocar por voto.

A Portaria nº 53 do Ministério das Cidades, de 1º de fevereiro de 2013, está disponibilizando, por meio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), R$5 bilhões para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas. Os municípios terão 20 anos para pagar, com prazo de carência de até quatro anos. A taxa de juros é de 6% ao ano (clique aqui).

É esse recurso, que pode ser solicitado por qualquer prefeito, que o governador está usando para tentar, novamente, enganar os associados da AMAT Carajás e fazer de Sancler seu presidente.

Jatene já tem muito que mandar. Os 39 prefeitos dos municípios ligados à AMAT Carajás devem ter isso na cabeça e votar naquele que será o melhor para a região e não para Jatene.
Xinguara

Vigilância Sanitária intensifica ações de fiscalização nos comércios do município

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações e fotos do blog Luiz Pereira

O secretário adjunto Alessandro Arraes e uma agente da VS

A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Sanitária iniciaram os trabalhos de fiscalização nos comércios da cidade, logo que o atual governo assumiu a prefeitura. A meta da Vigilância Sanitária é fiscalizar dos os estabelecimentos comerciais do município.

De acordo com o Secretario Adjunto de Saúde do Município, Alessandro Fernandes Arraes, todos os comércios serão vistoriados com o objetivo de verificar se estão dentro das especificações exigidas pela lei. Ainda segundo Alessandro Arraes, o objetivo da fiscalização é garantir que esses comerciantes ofertem produtos de qualidade para o consumo das pessoas.

Material apreendido
Alessandro Arraes disse a nossa reportagem que a fiscalização já resultou na apreensão de mais de 10 mil itens que estão sendo comercializados de forma inadequada por alguns comércios do município. O Secretario Adjunto disse ainda que todo o material apreendido foi incinerado no lixão municipal.

A fiscalização também está sendo feita com base em uma portaria da ANVISA e do Ministério da Saúde que proíbe, por exemplo, a venda de medicamentos pelos comércios de secos e molhados, o mesmo vale para as farmácias.

Segundo Alessandro Arraes, a fiscalização vai continuar e espera a colaboração dos comerciantes, em disponibilizar a fiscalização dos agentes da Vigilância. 
XINGUARA-PA

Polícia divulga fotos dos assaltantes que tentaram assaltar na relojoaria Platina 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edemar Brito


Até agora a polícia ainda não tem certeza se Antônio também participava do assalto. O delegado Francisco Eli, que apura o caso, informou que a vítima, que se encontrava na loja, pode ter sido baleada pelos assaltantes quando estes efetuaram os disparos para dentro do estabelecimento.

“Nós estamos analisando as imagens do circuito interno da loja, vamos ouvir as testemunhas, e só depois é que podemos falar com absoluta certeza se a vítima foi morta pelo segurança da loja, pelos assaltantes, e se participa do assalto. Por enquanto não podemos afirma nada”, disse o delegado.

Francisco Eli liberou as imagens dos assaltantes quando estes praticavam a tentativa de assalto. As imagens são do circuito interno do estabelecimento, e nelas os assaltantes aparecem empunhando armas para os funcionários e clientes da loja.   
Polícia de Sapucaia apreende carro furtado em Redenção

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito


Wadson foi pego em flagrante com produto do furto
Policiais militares do destacamento de Sapucaia, que tem no comando o sargento Teles, prenderam em flagrante na manhã desta quarta-feira (20), por volta das 8h30, na BR 155, Wadson de Souza Neres, 23 anos. Wadson é acusado de ter furtado na madrugada de hoje, em Redenção, o carro Gol, cor cinza, placa 4557, em nome de Gilson Lopes Queiroz Santos.
Depois de furtar o veiculo, Wadson seguia com o mesmo em direção a Marabá, mas foi pego numa blitz montada pela polícia de Sapucaia, na BR 155, na saída da cidade.
Gol foi recuperado intacto
Assim que soube que a polícia havia recuperado seu carro, Gilson veio imediatamente para Xinguara pegá-lo de volta. 

Às 13h45, Wadson deixou Xinguara com destino a Redenção, escoltado por policiais civis daquela cidade. 

Fiéis da Igreja Universal já doaram R$ 235 milhões para a construção do Templo de Salomão

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel+

Com aproximadamente 47% das obras já concluídas, o Templo de Salomão, réplica da construção mencionada na Bíblia e que está sendo erguida pela Igreja Universal do Reino de Deus no bairro do Brás, em São Paulo, começa a ganhar forma.

Até agora, a obra de construção do megatemplo consumiu R$ 235 milhões, valor pago em sua totalidade por doações de fiéis da Igreja Universal.

Com a parte estrutural completa, os responsáveis pela obra afirmam que a arquitetura milenar do templo foi seguida, porém a engenharia tem utilizado o que há de mais moderno na tecnologia de construção.

A infraestrutura de ventilação e exaustão do templo aproveita as paredes duplas para ocultar dutos de ar-condicionado e reservatórios de água, além de contribuir com a redução da poluição sonora e com a acústica dentro do templo.

A fase de cobertura do templo, que está sendo iniciada agora, permitirá após a sua conclusão, o início da instalação do acabamento final no auditório e demais instalações, como banheiros, enfermaria e vestiários.

A previsão de entrega do Templo de Salomão é para junho de 2014, antes dos eventos da Copa do Mundo no Brasil.

Confira no vídeo abaixo, matéria produzida pelo site Arca Universal sobre a construção do Templo de Salomão:
Abaixo-assinado contra a cassação do registro de psicólogo de Silas Malafaia é retirado do ar pela Avaaz; Pastor acusa a ONG de “safadeza”

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Gospel+


Após a criação de uma petição pública requisitando a cassação do registro de psicólogo de Silas Malafaia por parte de ativistas gays, um abaixo-assinado contrário ao pedido de cassação foi criada em apoio ao pastor.

Ambas as coletas de assinaturas foram criadas utilizando o portal da ONG Avaaz, entidade conhecida mundialmente por manter campanhas de mobilização da sociedade em relação a assuntos polêmicos, como por exemplo, o pedido de impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros, que já coletou aproximadamente 1,6 milhão de assinaturas.

Entretanto, após o abaixo-assinado em favor de Silas Malafaia alcançar 65 mil assinaturas, a página foi retirada do ar pela direção do Avaaz, que alegou falta de apoio da maioria dos membros da comunidade. “Infelizmente, a maioria dos membros da Avaaz não apoiaram sua petição e, seguindo nossos Termos de Serviço, tivemos que removê-la de nosso site. Nós sentimos muito por isso e esperamos que isso não impeça sua participação ou criação de outras campanhas”, diz a nota da ONG enviada ao autor do abaixo-assinado, Ricardo Rocha.

A petição pela cassação do registro de psicólogo do pastor soma pouco mais de 61 mil assinaturas até agora.

O pastor Silas Malafaia se manifestou sobre o assunto através de seu site e de seu perfil no Twitter, dizendo que a retirada do abaixo-assinado favorável a ele era “safadeza do Avaaz”, que supostamente teria sido imparcial, nas palavras do pastor.

“É para o povo evangélico ver o nível de guerra que estamos travando. Em favor da causa gay pode fazer abaixo-assinado, contra não pode. E o que é mais grave: a campanha visa me denegrir quando eu não tenho nem o direito de fazer uma campanha para me defender. Vou entrar com medidas judiciais cabíveis!”, diz o texto assinado por Silas Malafaia e publicado em seu site.

No Twitter, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) pediu a seus seguidores que o ajudassem nessa iniciativa: “Estamos preparando um sistema para promover um novo abaixo-assinado pela não cassação do meu registro”.

O caso envolvendo a Avaaz, os ativistas gays e o Silas Malafaia ganhou destaque na coluna Radar Online, de Lauro Jardim, que destacou a grande mobilização feita a favor do pastor: “A briga começou quando uma petição pela cassação do registro de psicólogo de Malafaia foi criada – o abaixo-assinado chegou ontem a 58 000 assinaturas. Para revidar, um evangélico criou uma petição semelhante no site, a favor da manutenção do registro do pastor, e alcançou 65 000 assinaturas em três dias”.

Uma denúncia contra a Avaaz, publicada no blog Defensor da Natureza, acusa o fundador da ONG de acumular as doações milionárias feitas a título de sustentar as campanhas promovidas através do portal.

A Redação do Gospel+ entrou em contato por e-mail com o escritório da Avaaz solicitando um posicionamento da ONG a respeito da retirada do abaixo-assinado favorável ao pastor Silas Malafaia, e da ameaça de processo contra a instituição feita por ele. Porém, até o fechamento dessa matéria, nenhuma resposta foi enviada ao nosso contato. Caso haja alguma manifestação, atualizaremos a matéria imediatamente.

Gilberto Gil afirma que “Carnaval é invenção do diabo que Deus abençoou”


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Gospel+

Acompanhando o Carnaval de Salvador ao lado de sua esposa em seu tradicional “camarote Expresso 2222”, o músico baiano Gilberto Gil concedeu uma entrevista na qual falou de sua ligação com a festa, e pediu para “Deus e o diabo” abençoarem o Carnaval. Polêmico, o cantor afirmou ainda que “Carnaval é invenção do diabo que Deus abençoou”.

A conversa de Gilberto Gil com a jornalista Ceci Alves, do portal Terra, passou por vários aspectos da festa. Ele falou da reestruturação pela qual o Carnaval vem passando ao longo dos anos, tanto em seu aspecto musical quanto no estrutural, e afirmou que, diferente do que muito dizem, a festa tem cada vez um apelo maior entre público jovem.

O músico falou também dos 15 anos de existência do Expresso 2222, e de como a vinda de músicos de diferentes estilos, como Bono, do U2, e o coreano Psy dialogam com as manifestações culturais típicas do Carnaval brasileiro.

Quando a jornalista pediu para Gil deixar uma mensagem para o público que acompanha o Carnaval, ele pediu para que Deus e o diabo estivessem juntos na festa que para que ambos o “abençoassem” dando energia e tomando conta da festa.

- Carnaval é uma invenção do diabo que Deus abençoou (risos). Então, que os dois estejam juntos no Carnaval. O diabo, como é peculiar, que dê uma injeção de energia, e Deus, por outro lado, que esteja ali, que tome conta, Oxalá dê paz, a busca por harmonia. – declarou o Gilberto Gil.
Líderes da Igreja Universal irão responder criminalmente pelas 16 mortes no culto “O Dia do Fim” em Angola


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Gospel+

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, instaurou um inquérito no país para investigar a morte de 16 pessoas por asfixia e esmagamento, em 31 de dezembro passado em Luanda, durante o evento Vigília da Virada – Dia do Fim, realizado pela Igreja Universal no último dia de 2012.

Depois da conclusão do inquérito, a Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola instaurou um processo criminal contra o líder e responsáveis da igreja, que responderão criminalmente pelas mortes. Embora a PGR não tenha citado os nomes dos envolvidos, uma fonte do jornal português OPAÍS, próxima da Igreja Universal do Reino de Deus, afirmou que a alta cúpula da igreja no país é composta pelos bispos Augusto Dias, Felner Batalha e João Bartolomeu.

O processo contra os líderes foi a segunda medida tomada no caso pelas autoridades angolana, que recentemente suspenderam as atividades da Universal e de outras denominações no país, eefetuaram a prisão de pastores da igreja.

Segundo informações da Agência Lusa, representantes da igreja foram procurados para comentar o caso, mas nenhum dirigente da igreja se mostrou disposto a falar.

O processo criminal foi motivado pela investigação da Comissão de Inquérito, que concluiu que as mortes ocorreram devido à superlotação no interior e exterior do Estádio da Cidadela, causada por “publicidade enganosa”.

Dias antes da cerimónia, a Universal espalhou por Luanda publicidade do evento, intitulado “Dia do Fim”, na qual convidava todos a “dar um fim a todos os problemas: doença, miséria, desemprego, feitiçaria, inveja, problemas na família, separação e dívidas”, de acordo com as autoridades angolanas tal propaganda fez com que milhares de pessoas comparecessem ao evento, motivadas por “uma enorme expectativa de verem resolvidos os seus problemas”.


Professor da USP fala sobre os perigos do Facebook e Orkut.

Dêem uma pausa e reflitam sobre a verdade do que está escrito abaixo. O ORKUT apareceu como uma forma de contatar amigos, saber notícias de quem está distante e mandar recados. O FACEBOOK também .

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de André Vizzortti

Hoje está sendo utilizado com o propósito de, creio ser o seu maior trunfo, obter informações sobre uma classe privilegiada da população brasileira.

Por que será que só no Brasil teve a repercussão que teve?

Outras culturas hesitam em participar sua vida e dados de intimidade, de forma tão irresponsável e leviana..

Por acaso você já recebeu um telefonema que informava que seus filhos estavam sendo seqüestrados? Sua mãe idosa já foi seguida por uma quadrilha de malandros ? Já te abordaram num barzinho, dizendo que te conheciam faz tempo? Já foi a festas armadas para reencontrar os amigos de 30 anos atrás e não viu ninguém?
Pois é.. Ta tudo lá. No ORKUT, No FACEBOOK.

Com cinco minutos de navegação eu sei que quantos filhos vc tem, ou se não tem, se tem namorado/a, sei que estuda no colégio tal, ou que trabalha em tal lugar, sei que freqüenta tais cinemas, tais bares, tais festas .... sei nome de familiares, sei nome de amigos; sei sei sei!

E o melhor de tudo, com uma foto na mão! Identifico seu rosto em meio a multidões, na porta do seu trabalho, no meio da rua. Afinal, já sei onde você está. É só ler os seus recadinhos.

Faço um pedido:
Quem quiser se expor assim, faça-o de forma consciente e depois não lamente, nem se desespere, caso seja vítima de uma armação. Mas poupe seus filhos, poupe sua vida Íntima. O bandido te ligou pra te extorquir dinheiro também porque você deixou..
A foto dos meninos estava lá...

Teu local de trabalho tava lá.
A foto do hotel 5 estrelas na praia tava lá.
A foto da moto que está na garagem estava lá.
Realmente somos um povo muito inocente e deslumbrado.
Por enquanto, temos ouvido falar de ameaças a crianças e idosos.
Até que um dia a ameaça será fato real.
Tarde demais.
Se você me entendeu, ótimo!

Reveja sua participação no ORKUT, FACEBOOK,ou ao menos suprima as fotos e imagens de seus filhos menores e parentes que não merecem passar por situações de risco que você os coloca.

Oriente seus filhos a esse respeito ,pois colocam dados deles e da família sem pensar em consequências,fazem isso pelo desejo de participar, mas não sabem ou não pensam no perigo de se dar dados pessoais e da família para que qualquer pessoa veja.
Se acha que não tenho razão, deve se achar invulnerável.

Informo que pessoas muito próximas a mim e queridas já passaram por dramas gratuitos, sem perceber que tinham sido vítimas da própria imprudência. A falta de malícia para a vida nos induz a correr riscos desnecessários..

Não só de Orkut , FACEBOOK,vive a maioria dos internautas.
Temos uma infinidade de portas abertas e que por um descuido colocamos uma informação que pode nos prejudicar.

Disponibilizar informações a nosso respeito pode se tornar perigoso ou desagradável. Portanto, cuidado ao colocar certas informações na Internet. Não conhecemos a pessoa ou as pessoas que estão do outro lado da rede.
O papo pode ser muito bom, legal.
PS:

Passe a todos que você conhece e que utiliza o Orkut, O FACEBOOK,1Grau, Gazzag, NetQI, Blogs, Flogs, etc..... para que todos tenhamos consciência sobre o assunto e possamos colaborar com a diminuição do crime.

*Professor de Informática da USP (Universidade de São Paulo)
ATENÇÃO, ESTA CAMPANHA É MUITO IMPORTANTE PARA SUA SEGURANÇA E DE SEUS FAMILIARES

Nestlé encontra carne de cavalo em produtos

Multinacional vai retirar das prateleiras produtos com carne fornecida por empresa alemã

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Site Terra

Carne de Cavalo
A Nestlé tirará das prateleiras de mercados espanhóis e italianos produtos com carne fornecida pela empresa alemã H.J. Schypke, cujostestes deram positivo para DNA de carne de cavalo. A distribuidora é uma subcontratada da Nestlé JBS Toledo NV, uma subsidiária do grupo belga-brasileiro JBS.

De acordo com comunicado, os produtos têm mais de 1% de presença de carne equina, limite definido pela Agência de Segurança Alimentar para indicar adulteração provável ou negligência grave.

“Nossos testes encontraram traços de DNA de cavalo em dois produtos fornecidos pela H.J. Schypke. Estamos melhorando nosso programa de controle de qualidade por meio da execução de novos testes de DNA em carnes antes do processo de produção na Europa”, divulgou a Nestlé, que afirmou ter notificado as autoridades sobre o caso.

Os dois produtos vetados são os compostos de massa Buitoni Beef Ravioli e Beef Tortellini. Além deles, o grupo suíço, pelo mesmo motivo, também impedirá a comercialização de uma de suas lasanhas congeladas, a Lasagnes à la Bolognaise Gourmandes, vendida na França.

A JBS Toledo é um dos maiores grupos do ramo de carnes processadas do mundo, com foco em distribuição para grandes marcas no mercado europeu. Em 2010, a empresa foi comprada pela JBS por 11 milhões de euros.

Esposa arranca a língua do marido durante o beijo e acaba na prisão

Uma medida desesperada parece não ter ajudado um americano a voltar para sua amada. Para comemorar o Valentine's Day, um casal saiu para comemorar, em Illinois, nos EUA, no entanto, a noite que prometia ser de festa terminou em tragédia. Elaine Cook, de 51 anos, arrancou a língua do namorado, de 47, durante o beijo.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de O Dia

Elaine Cook, de 51 anos, foi presa após a agressão ao marido
Uma medida desesperada parece não ter ajudado um americano a voltar para sua amada. Para comemorar o Valentine’s Day, um casal saiu para comemorar, em Illinois, nos EUA, no entanto, a noite que prometia ser de festa terminou em tragédia. Elaine Cook, de 51 anos, arrancou a língua do namorado, de 47, durante o beijo.

Tudo começou com uma confusão entre os dois que se iniciou após o jantar. Elaine ordenou que o marido saísse de casa, em Slookie, Illinois. Antes de acatar a decisão da esposa, o homem tentou fazer as pazes, mas ela não estava nem um pouco disposta a isso.

O homem lhe tascou um beijo, mas sua atitude irritou ainda mais a mulher, que correspondeu sua atitude mordendo sua língua até arrancar um pedaço.

O boletim de ocorrência registrado informa  que o homem, sangrando muito, correu até a pia da cozinha seguido por Elaine, que cuspiu a parte arrancada de sua língua na pia.

O homem seguiu para um hospital próximo na tentativa de reimplantar o pedaço da língua, mas os médicos não conseguiram resolver o seu problema, pois não tinha mais sangue na parte amputada.

Elaine foi presa e será indiciada por grave agressão doméstica.

STJ decide que cartórios devem recolher ISS sobre receita

Primeira Seção do STJ definiu que não se aplica à atividade de registros públicos a sistemática de recolhimento de “valor fixo mensal” prevista no Decreto-Lei nº 406

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Valor Econômico

Justiça...
Justiça…

Os cartórios devem recolher de 2% a 5% da receita mensal decorrente da suas atividades de Imposto sobre Serviços (ISS). A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que não se aplica à atividade de registros públicos a sistemática de recolhimento de “valor fixo mensal” prevista no Decreto-Lei nº 406, 1968. Mas a polêmica continua porque só o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá definir a questão.

Segundo a maioria dos ministros da 1ª Seção do STJ, não é possível enquadrar os tabeliães como profissionais liberais. Por isso, não pode ser aplicável a eles a cobrança do valor fixo como ocorre com advogados, médicos e dentistas.

“A prestação de serviços públicos (cartorário e notarial) não se enquadra no regime especial previsto no artigo 9º, parágrafo 1º, do Decreto-Lei nº 406, pois, além de manifesta a finalidade lucrativa, não há a prestação de serviço sob a forma de trabalho pessoal do próprio contribuinte”, afirmou o ministro relator Mauro Campbell Marques.
 
Tentativa de assalto à loja em Xinguara deixa um baleado

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

 

Por volta das 11h30 desta quarta-feira (20), durante a um assalto à Loja Relojoaria Platina, localizada à Rua Brasil, Centro, Xinguara, uma pessoa saiu gravemente ferida com tiros de arma de fogo. Trata-se de Antonio Dias Cardoso (foto), 28 anos. 

Primeiramente ele estava sendo acusado como um dos ladrões que atacaram a loja, mas a polícia ainda não tem certeza disso, pois ele pode ter servido de escudo humano para outros dois acusados, que entraram no estabelecimento armados. Segundo informações colhidas no local, pela reportagem, o guarda da loja teria reagido ao assalto e disparados contra os acusados. 

Várias pessoas viram quando dois homens armados deixaram sairam de dentro da loja e fugiram numa moto Honda Bros, preta. Antonio foi socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro Municipal. Seu estado de saúde era gravíssimo. A polícia informou que está apurando o caso para ter certeza se a vítima fazia parte do bando que tentou assaltar o estabelecimento.  

Ex-presidente da Aciapa vai para a secretaria de Desenvolvimento Econômico 

 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações do blog Edmar Brito

Dr. Francisco George
Osvaldinho Assunção, prefeito de Xinguara, nomeou para cargo de secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco George dos Santos. George, como é mais conhecido, é formado em medicina veterinária, mas com extremo conhecimento na área empresarial.  Ele, inclusive, já desenvolveu a função de Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA). A portaria de nomeação foi assinada nesta terça-feira (19) pelo gestor municipal.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Velório de Almir Gabriel é marcado por muitas homenagens

'Como médico, ele estava ciente do que iria acontecer', diz primo

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do portal ORM


Iniciou às 15h desta terça-feira (19) o velório do ex-governador do Pará, Almir José de Oliveira Gabriel, que aos 80 anos faleceu após complicações decorrentes de um enfisema pulmonar. A notícia abalou o Estado e, principalmente, aqueles que conviveram mais próximos a ele.

O primo, amigo e também colega de profissão, José Guataçara, foi um deles. Ele contou à reportagem do Portal ORM que Almir já sabia o que poderia acontecer. 'Infelizmente, ele, como médico, já estava ciente que poderia vir a falecer. Estamos muito abalados, a família inteira ficou chocada.

A gente vem sofrendo muito durante todo esse tempo que ele está internado e ainda mais de ontem para hoje, quando ele piorou muito. É uma perda imensa para família e também para o nosso Estado', comentou o médico.

No local do velório, o Palácio Lauro Sodré, que já foi sede do Governo
Parentes, amigos, políticos e admiradores de Almir Gabriel não param de chegar. Caminhões e carros com muitas coroas de flores também chegam a todo instante. Buquês de orquídeas também fazem parte da decoração do local, que de acordo com Guataçara, é uma marca do primo. 'Ele amava orquídeas. Tinha uma plantação dessas flores e cada vez que eu ia até meu sítio, trazia uma para ele', disse.

Diversas pessoas que passaram pelo local, não pouparam elogios ao político. 'Não vou dizer que a morte dele foi uma perda, porque perda é um sentimento muito pequeno para o que ele representava para política e para o Estado', disse Amaro Klautau, político que trabalhou com secretário de transportes na primeira gestão do ex-governador, em 1994 e que trabalhou como gerente geral do projeto da Macrodrenagem, obra também de Almir Gabriel.  

Mensagens - Várias pessoas, paraenses ou não, do meio político ou até mesmo esportivo, mandam mensagens de gratidão e apoio a família do ex-governador. No meio político, um deles foi o senador Aécio Neves (PSDB-MG). 'O Brasil e o Pará, em especial, perdem hoje um intransigente defensor de seu povo. Em todos os cargos públicos que exerceu e foram muitos, Almir Gabriel sempre defendeu que o desenvolvimento econômico estivesse a serviço da melhoria da qualidade de vida da população.

No PSDB, ele foi um dos quadros mais destacados que tivemos. Meus sinceros sentimentos a seus familiares e à população de todo o Pará'. O lutador baiano, radicado no Pará, Lyoto Machida, que atualmente mora em Los Angeles, deu uma pausa nos treinamentos e publicou em sua conta do Twitter a seguinte mensagem: 'Meus sinceros pêsames à família do ex-governador Almir Gabriel e ao povo paraense pela perda'.  

Trajetória - Almir José de Oliveira Gabriel nasceu no dia 18 de agosto de 1932 e se formou em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como secretário interino da Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde, foi diretor do Hospital Universitário Barros Barreto, além de trabalhar na Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde.

Na política, Almir Gabriel foi Secretário de Saúde e depois de Segurança no segundo governo de Alacid Nunes, entre os anos 1979 e 1983. Em 1982, integrou-se ao PMDB onde permaneceu por 27 anos. Almir também foi  Prefeito de Belém entre os anos 1983 e 1986, senador da República de 1987 a 1994, eleito governador do Pará em 1994 e reeleito ao cargo no ano de 1998.

Em 1988 ajudou a fundar o PSDB ao lado de Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso, além de atuar como relator da ordem social na Assembleia Nacional Constituinte responsável pela elaboração da Constituição Brasileira de 1988. No ano seguinte, foi candidato a vice-presidente de Mário Covas.

 Passou um tempo afastado da vida pública e voltou novamente como candidato a governador do Estado, nas eleições de 2006, mas não venceu. Em uma de suas últimas atuações políticas, em 2012, participou das eleições municipais oferecendo apoio político ao candidato do PR à Prefeitura de Belém.  

O enterro do corpo de Almir Gabriel acontece nesta quarta-feira (20), no Cemitério de Castanhal, local onde estão sepultados os corpos dos pais dele e onde, em vida,Almir pediu para ser enterrado.
  Corpo de Almir Gabriel é velado em Belém

Ex-governador morreu na manhã desta terça-feira.
Corpo será enterrado em Castanhal.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações Do G1 PA
Corpo de ex-governador foi velado em Belém (Foto: Ingo Müller/ G1 PA)
Corpo de ex-governador foi velado em Belém (Foto: Ingo Müller/ G1 PA)
O corpo do ex-governador do Pará, Almir Gabriel, está sendo velado na tarde desta terça-feira (19) no Palácio Lauro Sodré, em Belém. Amigos, familiares e admiradores de Almir Gabriel participam da cerimônia, que foi aberta para o público à pedido da família.

Almir Gabriel faleceu às 8h da manhã. A causa da morte do ex-governador foi um enfisema pulmonar devido a deficiência cardíaca e falência múltipla de órgãos. Ele estava internado desde o dia 3 de fevereiro, e encontrava-se sedado e insconsciente quando faleceu.
De acordo com a família, o ex-governador  havia pedido que os médicos não realizassem procedimentos de reanimação em caso de parada cárdio-respiratória. Seu estado de saúde era considerado terminal.
Após o velório, será realizada uma missa de corpo presente na quarta-feira (20). O corpo do ex-governador deve ser enterrado em Castanhal, nordeste do estado.

Para ler mais notícias do Pará, acesse g1.globo.com/para. Siga também o G1 Pará no Twitter e por RSS.
Morre em Belém o ex-governador do Pará, Almir Gabriel

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará

A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) informa, com pesar, o falecimento do ex-governador do Estado do Pará, Almir José de Oliveira Gabriel, na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, em Belém. O corpo será velado no Palácio Lauro Sodré, onde receberá as homenagens oficiais como chefe de Estado.

O sepultamento será no túmulo da família Gabriel, em Castanhal. Em sua carreira política, Almir Gabriel passou pelos cargos de prefeito de Belém, senador da República e governador do Pará por duas vezes, destacando-se como uma das maiores lideranças políticas do Estado.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ELEIÇÕES/AMAT 2013
Prefeito de Tucuruí deverá ser eleito novo presidente da Amat

Nos bastidores se comenta que o pleito poderá ter mais de duas chapas concorrendo

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Sancler estaria afinado com a luta pela criação do Estado de Carajás. Na foto, ele discursa observado por João Salame, prefeito de Marabá. 
(foto: divulgação)
Eleição da nova Diretoria da Amat Carajás  (Associação  dos Municípios do Araguaia Tocantins) vai acontecer dia 22 de fevereiro no Hotel Itacaiúnas, três chapadas se manifestaram, uma apresentando o nome  do prefeito Tucurui, Antonio Vanderlei Ferreira do PPS (Sancler) , outra com o nome da prefeita Cristina Malcher, de Rondon do Pará, e uma terceira com o nome de Benjamin Tasca, de Itupiranga.

Sancler disse à imprensa que decidiu concorrer à presidência da Amat para unificar o sul e sudeste do Estado. "A Amat já prestou bons serviços para os municípios, também já teve um período de ausência e ultimamente vem resgatando os serviços prestados aos municípios associados", disse Sancler elogiando a administração de Alvarenga.

Para Sancler, a Amat precisa voltar a atender os municípios, sobretudo em um momento em que a entidade conta com um grande número de novos prefeitos e que precisam conhecer os encaminhamentos que levam o município, por exemplo, a receber recursos, a executar verbas de orçamentos tanto do Estado como da União. "Hoje, somos a região do Estado que mais cresce e que precisa estar unida para trazer mais recursos e investimentos que irão melhorar as condições de vida da população e a estrutura de nossas cidades", ressalta Sancler.

Segundo o atual  presidente da entidade,   ex-prefeito  de Nova Ipixuna, Edison Alvarenga, Sancler, tem 90% de chance de vencer a eleição, uma vez  que esta afinado  com a luta de criação do Estado de Carajás.

Recordação- Vale lembrar que em 2012, a Amat registrou uma das eleições mais tumultuadas de sua história, quando o pleito terminou empatado e só foi resolvido em uma assembleia geral em Belém, que contou com a presença de 22 gestores do sul e sudeste do Pará.

Com o reconhecimento da vitória da chapa "Integração", encabeçada peloex- gestor de Tucumã, Celso Cardoso Lopes, prevaleceu a tese do candidato mais velho. 

À época, de acordo com a comissão eleitoral, um dos gestores que participou do pleito, sendo o voto que decidiria a eleição, desapareceu com a cédula eleitoral. Como todos assinaram a lista de votação não foi possível identificar o eleitor que não depositou o voto na urna. 

Para essa matéria foram garimpadas informações de jornais de Tucuruí e também do jornalista Evandro Correia-O Liberal

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...