Agência
investiga se houve irregularidade durante operação da empresa.
Fretax
afirma que bimotor poderia voar com apenas um piloto.
Moraes Filho da redação do Manancial de
Carajás, com informações do G1 PA
Fiscais do Seripa investigam os destroços da aeronave (Foto: Fabiano Villela / TV Liberal) |
Suspensão
da Fretax foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 14
(Foto: Reprodução/ DOU)Suspensão da Fretax foi publicada no Diário Oficial da
União desta quinta-feira, 14
A
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu o certificado de homologação
de empresa de transporte aéreo da companhia Fretax. Na última terça-feira (12),
um avião bimotor modelo Carajá da Fretax caiu em Almeirim, noroeste do Pará,
matando o piloto José Carlos Vieira Júnior, de 28 anos, e nove passageiros.
A
publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14) é assinada pelo
gerente de vigilância de operações de aviação geral, Antônio Alessandro Mello
Dias. Segundo a Anac, a Fretax não estava autorizada a realizar voo por instrumentos
com passageiros sem a presença de um copiloto. A agência está investigando o
caso e pode punir a empresa caso constate que houve irregularidade.
Por
telefone, o diretor da Fretax, José Henrique Moraes, contestou a afirmação da
Anac sobre a necessidade de copiloto no avião. "Não era obrigatório. A
regra de voo permitia que (o avião) voasse com um piloto só", disse.
A
punição pode ser revogada se a empresa demonstrar à Anac que tem condições
técnicas e operacionais de funcionar dentro dos padrões de segurança exigidos
pela agência.
Fiscais
do Seripa investigam os destroços da aeronave (Foto: Fabiano Villela / TV
Liberal)Fiscais do Seripa investigam os destroços da aeronave (Foto: Fabiano
Villela / TV Liberal)
Habilitação
Ainda
não se sabe o que causou a queda do avião. O acidente está sendo investigado
pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(Seripa). Porém, de acordo com a Anac, a licença e habilitação do piloto José
Carlos Vieira Júnior eram válidas, e o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)
dele estava em dia.
A
Anac diz ainda que em março de 2011 Vieira atingiu a marca de 150 horas de voo,
mínimo necessário para que ele fosse piloto comercial.