sábado, 15 de agosto de 2015

EXTRAÇÃO MINERAL

Justiça ordena que Vale pare projeto de mineração no Pará
Ministério Público denuncia contaminação de terras indígenas. Mineradora informou que já recorreu da decisão.
Do G1 PA

Justiça determinou o encerramento das atividades do projeto de mineração
A Justiça Federal determinou que a mineradora Vale encerre as atividades de mineração do projeto Onça Puma, que funcionava  no sudeste do Pará entre os municípios de Ourilândia do Norte, Parauapebas e São Félix do Xingu. A decisão foi proferida no dia 6 de agosto, mas divulgada nesta sexta-feira (14), e atende a uma ação movida pelo Ministério Público Federal de Redenção, que aponta a contaminação de terras indígenas com metais pesados. Em nota, a Vale informou que as atividades do projeto já foram paralisadas, e que recorreu da decisão.
De acordo com o MPF, as três aldeias Xikrin da região do Cateté são cercadas por 14 empreendimentos da Vale para extração de cobre, níquel e outros minérios.
Mineradora informou que atividade da mina é
licenciada, e que já recorreu da decisão
(Foto: Divulgação / Vale)
“O chão da aldeia treme com as bombas advindas da operação do empreendimento, afugentando a fauna e prejudicando a caça. O rio está completamente contaminado, conforme relatório já apresentado nos autos, o que tem acarretado doenças nos indígenas e má-formação nos fetos", disse a procuradora da República de Redenção, Luisa Astarita Sangoi.

A Vale informa que tomou conhecimento da decisão judicial determinando a paralisação da atividade de extração minerária em Onça Puma e já ingressou com recurso cabível para restabelecer as atividades da mina. G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...