Estudos da ferrovia Sinop-Miritituba (PA) estão praticamente
prontos-Governo adia apresentar estudos da ferrovia Sinop-Pará
Estudos da ferrovia Sinop-Miritituba (PA)
estão praticamente prontos-Governo adia apresentar estudos da ferrovia
Sinop-Pará Estudos da ferrovia Sinop-Miritituba (PA) estão praticamente
prontos-Governo adia apresentar estudos da ferrovia Sinop-Pará
Os estudos de viabilidade da ferrovia que vai
ligar Sinop a Miritituba (PA) em quase 950 quilômetros, devem ser conhecidos
até 8 de agosto. Inicialmente, previsto para este mês, o prazo final foi
prorrogado pelo governo federal, já que que foi exigido mais tempo para as
ações, já que a autorização de desenvolvimento envolve ao menos 14 empresas. A
intenção é dar início ainda este ano ao processo de licenciamento.
Entidades do agronegócio, com a Associação
dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), têm defendido a construção de
ferrovia para escoar parte da produção de soja, milho, algodão, carne e madeira
do Médio Norte. O ex-presidente Glauber Silveira, já chegou a declarar que os
estudos apontam investimentos de R$ 6 bilhões e com o potencial de escoar 30 milhões
de toneladas até 2020.
A Universidade Federal de Santa Catarina
ainda deve apresentar traçado de extensão da ferrovia de Sinop a Cuiabá. A data
ainda não foi definida, no entanto, o presidente do Fórum Pró-Ferrovia,
Francisco Vuolo (ex-secretário estadual de Logística), adiantou que será
defendida a linha na margem esquerda da rodovia, sentido ao Pará, devido ao
potencial mineral.
Conforme Só Notícias já informou, o trecho
entre Rondonópolis e Cuiabá está orçado em R$ 1,360 bilhões em 220 km. Em 2013,
foi inaugurado o Terminal Ferroviário de Rondonópolis e cerca 360 km de
trilhos, passando também pelos terminais de Alto Araguaia, Alto Taquari e
Itiquira.
Postador: manancial de Carajás, com informações de Só Notícias/Weverton Correa
(foto:assessoria/arquivo)
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