quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pará poderá ficar livre de aftosa com vacinação em agosto


R$ 16 milhões serão investidos para as ações de defesa animal

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Pará poderá ficar livre de aftosa com vacinação em agosto
16 milhões para as ações de defesa
 

Pará - O Governo do Estado vai receber um reforço de R$ 16 milhões para as ações de defesa animal e vegetal no Pará, com destaque para a Campanha de Combate à Febre Aftosa, que se estende até o dia 31 deste mês.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai iniciar no próximo mês de fevereiro uma auditoria no rebanho bovino paraense com vistas à declaração do Estado como área livre da febre aftosa com vacinação. Nos meses de março e abril começará a investigação sorológica do rebanho do Estado. Em maio acontecerá a coleta de amostras no campo para verificação da presença do vírus transmissor, em propriedades sorteadas.

“Se tudo correr bem, já no final de agosto o Pará será declarado estado livre da aftosa com vacinação”, afirmou o titular da Sagri, Hildegardo Nunes, que esteve reunido com o ministro Mendes Ribeiro na última terça-feira, 17, em audiência na sede do Mapa. Também participaram do encontro, que tratou do avanço do programa de erradicação da febre aftosa, o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará, Mário Moreira, secretários de Agricultura e diretores gerais das Agências de Defesa Agropecuária do Maranhão e Piauí.

Segundo o secretário, o próximo passo depois da declaração pelo Mapa será a comunicação à Organização Internacional de Epizotias (OIE), órgão sediado na França, que fará o reconhecimento internacional de que o Pará é área livre da aftosa com vacinação. Hoje, somente a região sul do Pará é considerada área livre da aftosa com vacinação. 


Com a liberação de todo o Estado, os produtores do Marajó, Baixo Amazonas e do nordeste paraense – que hoje ainda são consideradas áreas de risco médio - também serão beneficiados com a liberação da exportação da carne para outros estados e países. Hoje, o Pará tem um rebanho calculado em 18,2 milhões de bovinos e 437 mil bubalinos.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...