quinta-feira, 9 de julho de 2015

COFIABILIDADE

OAB é a segunda instituição mais confiável do Brasil; Congresso é a penúltima

Assim mostra pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada na quarta-feira (8/7)
oab

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil é a segunda instituição mais confiável do Brasil, atrás somente das Forças Armadas. Assim mostra pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada na quarta-feira (8/7). Já o Congresso Nacional, composto pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, ficou em penúltimo lugar no levantamento, à frente apenas dos partidos políticos.

Os dados foram publicados um dia depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmar que a OAB “é um cartel eleito por eleição indireta, que movimenta bilhões sem fiscalização” e que “não tem muita credibilidade já há muito tempo”. A declaração foi dada ao comentar o dado de que 74% das pessoas são contra o financiamento privado de campanhas eleitorais. A inserção da medida na Constituição foi recentemente aprovada pelos deputados.

A pesquisa, encomendada pela OAB, aponta que 66% das pessoas confiam na entidade, contra 27% que não confiam e 7% que não souberam responder. Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, os números refletem a atividade da instituição.

Do outro lado, só 15% da população acredita no Congresso Nacional. Outros 82% têm uma visão negativa do Senado e da Câmara, e 3% não têm opinião. Acima do Legislativo está a Presidência da República e seus ministérios, com a confiança de 19% das pessoas, contra 78% que não confiam e 3% que não responderam. Abaixo estão os partidos políticos, considerados inconfiáveis por 91% dos entrevistados e apoiados por apenas 7%, ao passo que 2% não opinaram.

Veja abaixo o índice de confiabilidade das instituições:
O índice de confiabilidade é calculado subtraindo-se a taxa de menções negativas — não confia — da taxa de menções positivas — confia. Para evitar números negativos, soma-se 100 aos resultados. Índices acima de 100 são considerados positivos e abaixo de 100 negativos.

Forças Armadas – 149
Conselho Federal da OAB – 139
Igreja Católica – 124
Poder Judiciário – 116
Imprensa – 112
Sindicato dos Trabalhadores – 112
Ministério Público – 111
Polícia – 93
Bancos e Financeiras – 81
Empresas Estatais – 69
Igreja Universal do Reino de Deus – 64
Presidência da República e ministério – 41
Congresso Nacional – 33
Partidos Políticos – 17

Pesquisa Datafolha feita entre os dias 9 e 13 de junho com 2.125 pessoas em 135 municípios. Margem de erro de mais ou menos dois pontos.


Leia também >>> Presidente da Câmara diz que OAB é "cartel sem credibilidade"

Por: Sérgio Rodas, repórter da revista Consultor Jurídico.
Fonte: Revista Consultor Jurídico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...