quinta-feira, 25 de junho de 2015

INADIMPLÊNCIA RURAL

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável debate inadimplência na agricultura familiar

O titular da Sedap, Hildegardo Nunes, diz que a missão é estimular os agricultores familiares a implantar sistemas integrados de produção sustentável
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável está criando um grupo de trabalho para analisar as causas e propor soluções para a inadimplência existente hoje entre os agricultores paraenses que acessam o crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Durante reunião do Conselho, realizada nesta quinta-feira, 25, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em Belém, foi apresentado o projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA) para implantação de um programa de auto abastecimento para os municípios paraenses.

A ideia, com o programa, é estimular os agricultores familiares a implantar sistemas integrados de produção sustentável, ampliando a base produtiva, inclusive incorporando a criação de animais de pequeno porte, com intuito de assegurar maior renda para os núcleos familiares e, ainda, tornar os municípios autossuficientes na produção de alimentos.

“Esta é uma ideia muito interessante e tem toda a capacidade de, com algumas adaptações, servir bem às necessidades dos municípios, principalmente daqueles do nordeste paraense”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes, que presidiu a reunião do Conselho.

Com relação à inadimplência dos produtores familiares, o atraso no pagamento das parcelas do crédito está fazendo com que muitas agências operadoras do Pronaf suspendam a liberação de novos financiamentos em algumas linhas. Com o Plano Safra 2015/2016 já aprovado, estas barreiras podem dificultar a tomada de recursos para financiar a colheita da agricultura familiar deste ano.

“O principal foco do Plano Safra é a produção de base agroecológica, além de um apoio forte ao cooperativismo e ao protagonismo das mulheres no campo. Em todo o País o Plano Safra 2015/2016 vai destinar quase R$ 29 bilhões para a agricultura familiar”, explicou o delegado federal, no Pará, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Paulo Cunha, durante a reunião do Conselho.

“O problema da inadimplência, que pode travar a obtenção de recursos novos de crédito rural, precisa ser analisado em suas causas. E uma parte deste problema está associado à elaboração de projetos e assistência técnica. É preciso aumentar os mecanismos de controle das prestadoras de assistência técnica”, afirmou Hildegardo Nunes. O secretário apresentou como proposta para o caso específico da assistência técnica, a exigência de que, para poder operar com recursos do Pronaf, as prestadoras sejam credenciadas no Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, onde é possível se ter um maior monitoramento do trabalho executado.

Simone Romero
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca

Postador: Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...