quinta-feira, 7 de maio de 2015

INDIOS EM PÉ DE GUERRA

São Félix do Xingu: Índios Kayapó invadem novamente a Câmara de Vereadores

Índios estão pintados para a guerra em São Félix do Xingu
Os índios Kayapó, de uma aldeia no município de São Félix do Xingu, invadiram na manhã de quarta-feira (06/05), novamente a Câmara dos Vereadores de São Félix do Xingu. Cerca de 150 guerreiros Kayapó, pintados para a guerra e armados fecharam a rua e invadiram a Câmara para exigir uma solução, sobre o atraso de 4 meses dos servidores de apoio que trabalham na aldeia.

Na última reunião (27/04), o Presidente da Câmara, Vereador Gonçalo (PSD) prometeu que os vereadores assinariam a nova "Lei de Contratos Municipais" em 48 horas. Como até quarta-feira (06/05) nada foi resolvido e os salários já estão atrasados há 4 meses, os índios Kayapó reforçaram a mobilização e invadiram novamente a Câmara.

O Vereador Gonçalo (PSD) disse que só vai aprovar a Lei de Contratos se o Prefeito João Cleber (PPS), exonerar o Secretário de Esportes, conhecido por Palito (PC do B).

As Polícias Civil e Militar compareceram no local, mas após negociação entre o Delegado Lenildo Mendes e o Cacique Mundico, os índios garantiram que não iriam quebrar nada, de forma que as polícias foram dispensadas e os próprios Kayapó assumiram a segurança do local. (Carlos Alberto Silva)

Após muitas discussões e conversas o impasse continua. Os índios permaneciam ocupando o plenário da Câmara e comunicaram que só sairão de lá quando a situação for resolvida.

As chamas impedem o tráfego na rua
EM CLIMA DE GUERRA

Os cerca de 150 índios Kayapós continuam em clima de guerra contra os vereadores de São Félix do Xingu que ainda não assinaram o projeto de lei oriundo da Prefeitura que autoriza o pagamento dos servidores que trabalham na aldeia Kayapó.

Segundo os indígenas já faz mais de quatro meses que os funcionários estão sem receber. Como os índios ainda não obtiveram nenhuma resposta da Câmara de Vereadores, no início da tarde de hoje, quinta-feira (07/05), atearam fogo em vários pneus na rua que fica em frente ao parlamento do município.

Os Kayapós estão ocupando o prédio da Câmara desde a manhã desta quarta-feira.

Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...