quinta-feira, 7 de maio de 2015

AGRICULTURA FAMILIAR

Os benefícios da Agricultura Familiar, em Tucumã
Elvina explica sobre a Casa de Farinha, 
sob olhares atentos da presidente do STR, 
Macela  Salazar

Dezenas de trabalhadores (as) rurais se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tucumã (STTRT), nesta quarta-feira 6, para discutirem assuntos de real interesse da categoria. O encontro também recebeu a presença de uma produtora da Casa de Farinha de São Feliz do Xingu, que apresentou proposta para aumentar o plantio de mandioca no município.

Marcela Salazar, há dois anos presidindo o sindicato coordenou os trabalhos e falou das conquistas alcançadas pela classe trabalhadora. Em março de 2014 ocorreu o Iº Congresso da Agricultura Familiar onde foi levantado uma demanda de 20 tratores, sete estão pagos no Banco da Amazônia e dez estão no Banco do Brasil, mais ainda faltam ser pagos. “Pela primeira vez na historia de Tucumã, vai sair sete tratores para nossos agricultores. Sempre saia um dois, mas junto com as associações e com o apoio dos gerentes de bancos, dos movimentos sociais e do poder público, estamos tendo essa grande conquista, significando um grande avanço para a agricultura familiar do município”, disse Marcela Salazar.

Conforme Marcela, o objetivo do sindicato é que a agricultura familiar se desenvolva cada dia melhor, pois agente sabe que é através deles que vêm alimentação para nossas mesas. Sabemos que se os agricultores estão bem na zona rural, aqui na cidade o comercio também vai bem, disse ela.

Para Marcela o prefeito do município, Adelar Pelegrini tem sido um grande parceiro dos trabalhadores. “O prefeito da muita atenção a agricultura familiar e tem contribuído bastante com nossa demanda”.

Proposta- Casa de Farinha
Dona Elvina Conceição de Sousa, da Casa de Farinha de São Feliz do Xingu, participou do encontro no sindicato. “Vim aqui afirmar aos trabalhadores que vamos continuar com o projeto Campo no Campo, que é um projeto iniciado por outros companheiros (Cris e o Leonardo da Rio Fresco). Estamos reestruturando esse projeto porque a demanda requer  uma quantidade maior de produção”, explicou Elvina.

Segundo ela a principal fonte de farinha vem de Belém para São Félix e isso despertou o interesse por um produto da própria região para ser consumido na nossa região.

O plantio de mandioca foi um dos assuntos durante do 1º Congresso da Agricultura Familiar, em Março do ano passado em Tucumã. Hoje são mais de 10 alqueire plantados no município. “Hoje temos plantados mais de 10 alqueires de mandioca, e esse projeto da Casa de Farinha, só vem contemplar  os agricultores, quem trabalha com farinha no município, está muito bem”, comentou o presidente da Associação dos Produtores da colônia Cajazeira, Antônio Carlos Rodrigues.

 Ele também comentou sobre o apoio da prefeitura aos trabalhadores rurais do município. “Hoje nosso trabalho está bem adiantado, muitos projetos aprovados, o prefeito nos atende bem, ele respeita os movimentos sociais, e isso tem sido muito bom para nós. Recentemente estivemos com o prefeito Adelar Pelegrini solicitando que ele nos ajudasse com a compra de uma plantadeira de mandioca e ele nos atendeu, então tem sido muito para nós da agricultura familiar de Tucumã”, afirmou.

Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...