quinta-feira, 9 de abril de 2015

SAFRA

Safra do abacaxi anima produtores de Floresta do Araguaia, no Pará
Agricultores estimam lucros de R$ 276 milhões com venda do fruto. Município é considerado o maior produtor de abacaxi do país.

Os agricultores de Floresta do Araguaia estão animados com a safra de abacaxi, que pode render 200 milhões de unidades do fruto, com lucros estimados em até R$ 276 milhões. O município do sul do Pará é considerado o maior produtor de abacaxi do país.

O produto é o grande responsável por movimentar a economia da cidade, com 19 mil habitantes, que até ergueu uma estátua na praça central para representar sua relevância.

“Carro, moto, lotes na cidade, são coisas que a gente vai conquistando ao longo do tempo com muito trabalho e dedicação”, contabiliza o agricultor Manoel Lira, que diz não ter se arrependido de ter mudado de ramo e ter apostado no abacaxi há 17 anos.

Aos 74 anos, a artesã Antônia Alves é das trabalhadoras que viu no abacaxi uma oportunidade financeira: ela é quem produz metade dos balaios usados nas colheitas, e com o dinheiro do negócio conseguiu comprar a casa própria.
“Trouxe muita coisa boa para mim. A renda ajudou a criar meus filhos, dei  de tudo para eles, puderam estudar, estão formados e todos criados”, diz.

Diariamente, cerca de 60 caminhões de 15 estados do Brasil recebem o carregamento de abacaxi nos 13 mil e 500 hectares de lavouras existentes na zona rural da cidade. A cada safra do abacaxi, são empregados aproximadamente 960 trabalhadores.

Postador: Manancial de Carajás, com informações do G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...