sábado, 27 de outubro de 2012

PA 150

Em estado de Abandono, governo do Pará pisa sobre os direitos do povo do sul e sudeste do Pará

Esta semana o blog do companheiro Ze Dudu, publicou matéria sobre as condições precárias da PA 150, principal via de escoamento das riquezas existentes na região. A matéria mostra o estado lastimável da rodovia e de suas pontes, bem como o desinteresse do atual governador Simão Jatene (PSDB) com a população do sul e sudeste paraense. Enquanto bilhões de reais em empréstimos são usados para satisfação da Região Metropolitana de Belém, nenhum investimento aqui no sul do Pará. Uma vergonha!!!

Denominada rodovia Paulo Fontelles, a PA-150 liga os municípios de Goianésia a Marabá. Começa no entroncamento da PA-475 com a PA-263, e passa pelos municípios de Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna até chegar em Marabá.  

De Moju a Redenção, a rodovia passa por Tailândia, Goianésia, Jacundá, Nova Ipixuna, Marabá, Eldorado dos Carajás, Sapucaia, Xinguara, Rio Maria e Pau D'arco, além de permitir o acesso a Bannach.
Possui 762 Km de extensão, com 92 pontes e foi construída para facilitar o escoamento da produção do sul, sudeste e nordeste do Pará para o mercado externo, através do porto de Vila do Conde, integrando todos os municípios por onde passa e adjacências, além de desenvolver o turismo interior do leste do Pará.


SGT Agelson Vaz da PM de Rio Maria morreu nesse acidente em abril de 2011

A rodovia PA-150 foi construída e inaugurada na gestão de Jader barbalho, em meados de 1985, e por muito tempo foi considerada a estrada-tronco do Pará porque formou um importante eixo de integração com outras rodovias, como a BR-155/BR-158 (Marabá/Redenção/Santana do Araguaia), na divisa com o estado do Mato Grosso; BR-222 (Marabá/Dom Eliseu), no entroncamento com a BR-010 (Belém-Brasília); e a BR-153 (Marabá a São Geraldo do Araguaia), na divisa com o Tocantins.

Durante esse tempo de abandono, centenas de pessoas morreram em acidentes nas cabeceiras de pontes ou provocado pelas crateras no meio da estrada. Isto sem deixar de lado os assaltos que também resultou na morte até de policiais militares.
Apesar disso, os governantes continuaram de braços cruzados.

No período chuvoso chega a esse nível
Desde 1985 quando foi inaugurada nenhum dos governadores conseguiu, sequer garantir sua manutenção e justamente pela auxencia do poder público é que ano passado ocorreu sua federalização. 


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog do Ze Dudu e Fotos de Antônio Cícero.

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