quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Instituto GAUSS e Manancial de Carajás têm credibilidade comprovada

Após longos anos da ultima pesquisa feita por um jornal local, de credibilidade, os eleitores (as) tiveram o privilégio de acesso à informação de pesquisas eleitorais, feita por um instituto oficial e divulgada por um jornal sério, transparente e de credibilidade. 

O jornal Manancial de Carajás antecipou o resultado da eleição nos municípios de Xinguara e Ourilândia do Norte.

Foi o primeiro ano eleitoral que o Manancial de Carajás participou diretamente de uma campanha política. Para isso, contratou um instituto de moral e de credibilidade, chamado Instituto GAUSS de Pesq Sociais e de Econ e de Opinião Pub LTDA.

Como é de praxe em todas as cidades, as publicações das pesquisas foram polemizadas em programas de rádios, carros de som e palanques dos candidatos que não concordaram com os resultados. Até falsificar uma edição do Manancial de Carajás fez parte do descontentamento. Apesar dos protestos contra os resultados, todos foram confirmados com a votação no dia 7 de outubro. 

XINGUARA: As duas coligações de oposição ao prefeito eleito Osvaldinho Assunção (PMDB) fizeram uma campanha de ataques duríssimos ao jornal chamando-o até de mentiroso. As pesquisas apontavam os candidatos opositores disputando o segundo e terceiro lugares. 


Insatisfeitos passaram a atacara o jornal, o editor além de falsificarem uma das edições para tentar desmoralizar-nos. Todavia, o povo xinguarense que nos conhece deu a resposta nas urnas e o resultado foi confirmado no dia 7 de outubro. 

Na primeira pesquisa divulgada, Manancial e GAUSS afirmavam que naquele momento Osvaldinho seria eleito com 54,85% dos votos, ou seja, 12.162 dos votos válidos com percentuais de 3% para mais ou menos. O levantamento dessa pesquisa fora feito no dia 29 de agosto, 38 dias antes do pleito do dia 7. 

Em sua edição 28, o Manancial de Carajás e o GAUSS apontavam Osvaldinho eleito com 52,57% dos votos, isto é 11.657 dos votos válidos, com percentuais de 3% para mais ou para menos. O resultado final mostrou Osvaldinho eleito com 48,56% (10.768 votos). Detalhe a ser considerado: as entrevistas da pesquisa foram feitas nos dias 22 e 23 de setembro, 14 dias antes da eleição.

POSITIVO - Este ano o eleitor (a) de Xinguara, principalmente, não ficou enganado como de costume quando os “espertinhos da política” divulgavam pesquisas falsas sem ter o combate de um veiculo de comunicação serio e comprometido com a verdade. Quando viram suas ferramentas maliciosas sendo destruídas tentaram desqualificar o jornal Manancial, mas suas tentativas foram em vão. 

Tentaram contra o lado pessoal do seu editor acusando-o de vender o resultado da pesquisa, coisa que também não funcionou. De forma que todas as acusações levianas contra o Manancial e o Instituto GAUSS tornaram-se contra seus acusadores que tiveram de engolir o gosto amargo da derrota bem como engolir as previsões matemáticas do instituto GAUSS.

A direção do Manancial de Carajás está certa de que a população conhece a idoneidade do trabalho prestado dentro e fora do município, e que os resultados das pesquisas são resultados que vem diretamente da população. 

Detalhe:  o Manancial também publicou duas pesquisas em Ourilândia do Norte. A primeira feita pelo Instituto DOXA de Belém, e a ultima pelo Instituto GAUSS. O GAUSS apontou vitória de Maquila com 60% dos votos (10.107 votos).  No final Maguila venceu com 54,89% (9.246 votos), considerando a margem de erro de 3% percentuais para mais ou para menos.

CREDIBILIDADE: O Instituto GAUSS com sede em Palmas é considerado um dos mais idôneos do Brasil. Diante disso a parceria com o Manancial de Carajás começou este ano com o objetivo de oferecer suporte técnico de informação em assessorias para prefeituras da região sul-paraense. 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...